Como aumentar as vendas no e-commerce?

| 18/10/2012 - 09:34 AM | Comentários (1)

A resposta para o título desse artigo, na teoria, seria muito fácil: “basta anunciar que as pessoas chegam ao site”. Mas será que é só isso mesmo? A fórmula é tão simples?

Na verdade, nem tanto. Primeiro que para fazer uma boa campanha na Internet é preciso investimento, e bem ao contrário do que a maioria pensa, anunciar na web não é barato, entretanto, sabendo fazer, a loja virtual com certeza terá um excelente retorno em vendas.

Na minha aula de E-commerce, eu foco basicamente em um pilar estratégico, não apenas para aumentar as vendas, mas para manter uma loja no curso do crescimento sempre. Aumentar vendas, não significa crescer, apenas, 10% de um mês para o outro, mas também deixar o cliente fiel. Em época de Redes Sociais, reputação é fundamental, pois além do consumidor comprar sempre ainda indica a amigos.

Bons produtos, encontrabilidade dos produtos, atendimento, marketing digital e logística. Esses são os 5 pilares que defendo para a evolução da loja como um todo. Cada um deles tem a sua importância para essa evolução da loja, seja ela uma mega loja multiprodutos ou uma pequena loja de uma pessoa que vende camisetas pela Internet.

Bons produtos significa que a loja deve vender qualidade. Entender o que o mercado deseja comprar e oferecer esses produtos de forma clara, simples, objetiva e se possível com o melhor preço (digo se possível, pois frete ou empresas com produtos tabelados as vezes dificultam essa ação); se a loja tem bons produtos, é preciso que o usuário os encontre. De nada adianta levar o usuário ao site se ele não acha nada! Assim como não se pode, JAMAIS, achar que aquele usuário que digitou “câmera digital 12 megas” no Google chegue a sua loja para ver um notebook. Ele pode se interessar, mas depois de ver a câmera.

Atendimento é fundamental no pré e pós-venda. As pessoas tem dúvidas e essas nem sempre podem ser sanadas pelo texto do site. Tem que ser na conversa. Tenha uma equipe pronta para atender as pessoas e especializada em fechar a venda! Marketing digital é basicamente anunciar a loja, como disse no começo do artigo, mas como vimos até o momento não é a única solução para que a loja venda mais. Logística é fundamental, pois se uma pessoa compra e não entrega no prazo, perde a confiança. Ela não compra mais, não indica, não volta a loja e se possível fala mal da mesma para sua rede de amigos. É uma forma de perder não apenas um, mas vários potenciais consumidores.

Voltando ao marketing digital como estratégia há diversas formas de se usar esse conceito. Banner na home de portal é um deles, muito usado pelos mega players. Altos investimentos, grandes riscos. É preciso pensar além do básico. As pessoas não se empolgam mais pelo “mais do mesmo”. Nesse momento vem o conceito que defendo de presença digital (http://www.slideshare.net/Felipemorais2309/planejamento-estratgico-com-foco-na-presena-digital-6830701). É preciso estar bem posicionado no Google, ter ações de Links Patrocinados. Usar bem o s-commerce (comércio pelas Redes Sociais), estar presente em Blogs, de preferência desses blogs espontaneamente falando bem da marca, estar no mobile não apenas com um banner em site, mas com uma loja virtual.

Mais do mesmo não vende mais. É preciso empolgar, deixar o usuário curioso e fazer com que ele sinta vontade de ir até a loja. Lá estando, oferecer um ambiente em que ele se sinta confortável e seguro. Oferecer a ele o que ele quer. Assim, cria-se um cliente fiel que pode trazer diversos outros.

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Categoria: Cases

Sobre Felipe Morais: Felipe Morais é especialista e autor do livro Planejamento Estratégico Digital. Professor de Pós-Graudação e MBA nas áreas de Marketing Digital e E-commerce. Coordenador do MBA de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Já atuou em empresas como NeogamaBBH, Nova.com, Tesla, TV1.com e Salles Chemestri atendendo clientes como Bradesco, HSBC, Caixa, Chevrolet, Coca-Cola, Vivo, Pirelli e Mercedes-Benz. Atualmente é Gerente de Marketing e E-commerce da Giuliana Flores. Palestrante, consultor e autor do Blog do Planejamento Estratégico digital (plannerfelipemorais.blogspot.com). Diretor de Novas Mídias da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (1)

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  1. Flávio Maciel disse:

    Felipe, parabéns pelo ótimo artigo.

    Me permita resumir suas idéias de uma outra forma e contribuir um pouco mais com o assunto.

    Para aumentar as vendas de uma loja virtual há somente 3 formas:
    1. Aumentar o número de clientes
    2. Aumentar o ticket médio
    3. Aumentar as vendas repetidas

    Se consegue aumentar o número de clientes (1) tanto investindo em marketing digital como ajudando ou motivando os clientes que chegam na loja a comprar, o que envolve usabilidade, preço e credibilidade.

    Para aumentar o ticket médio (2), basicamente é preciso investir em inteligência de recomendações inteligentes e promoções.

    Aumentar as vendas repetidas (3) será resultado do investimento feito em todos os 5 pilares que você trata, que impactarão diretamente na experiência de compra do cliente na sua loja. Mas sem esquecer que o relacionamento de pós-venda também é muito importante.

    Costumo escrever muito sobre otimização de checkouts, que é uma maneira de aumentar o número de clientes ajudando-os a comprar.

    Fica a dica dos meus artigos de otimização no blog do iPAGARE: http://www.ipagare.com.br/blog/conversao

    Abraços

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