Varejo aposta nas vendas online para este fim de ano
O período de compras para o Natal, que se concentra entre 20 de novembro – data limite para pagamento da primeira parcela do 13º salário – e 24 de dezembro, é o que mais movimenta as vendas pela internet e o mais esperado pelos varejistas. Só a rede Ricardo Eletro espera um crescimento de mais de 100% nas vendas realizadas pela loja virtual neste final de ano.
A empresa reformulou todo o seu portal de comércio eletrônico, e o novo site, que será lançado este mês, vai saltar de um mix de 500 produtos para mais de 10 mil itens à venda.
Segundo o diretor geral de e-commerce da rede, Marcelo Ribeiro, o sistema passou por uma reestruturação completa e, para atender a esse crescimento na demanda e cumprir com os prazos de entrega em todo o país, a rede construiu um centro de distribuição (CD) próprio em Contagem, com geração de cem novos empregos.
“O CD comporta esse crescimento de mais de 100% dos pedidos, já está com estoque completo e pronto para funcionar. A inauguração do novo site antes do Natal é ótima e, assim, esperamos recuperar nesse período, que é o mais forte do ano, o investimento realizado. Certamente, passamos a atingir novos públicos em todo o país”, observa.
O Extra, do grupo Pão de Açúcar, também investiu na reformulação da sua loja virtual, lançada na semana passada, com uma nova plataforma da web 2.0, cujo princípio básico é a participação ativa do internauta. O objetivo é dar mais agilidade ao processo da compra. Segundo o vice-presidente executivo do grupo, Caio Mattar, a expectativa é que as vendas do site cresçam 50%.
O cardápio de produtos disponíveis foi reestruturado para facilitar a busca do internauta, que passa a ter uma visão geral de todos os departamentos da loja virtual, com a possibilidade de encontrar o item desejado por meio da exposição daqueles mais vendidos.
Uma das novidades é a ferramenta Silverlight, da Microsoft. Ela funciona como um vendedor virtual e direciona o cliente para o produto desejado baseado nas necessidades do internauta. As empresas também reforçam a logística, para evitar atrasos nas entregas.
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