Ferramentas de Gestão no E-commerce

| 03/09/2014 - 07:48 AM | Comentários (0)

caneta

O E-commerce já é uma realidade para muitos brasileiros e, por isso, cresce cada vez mais o número de empresas que criam ou ampliam seu ambiente virtual.

Para terem sucesso, as empresas que abraçam este canal precisam não só de uma operação robusta na complexa cadeia que envolve logística, venda e entrega dos produtos – questões cruciais para manter a satisfação dos clientes e uma imagem positiva no mundo virtual – mas também de mecanismos para gerenciar estes processos e monitorar os resultados de forma rápida e abrangente.

Muitas empresas ainda carecem de ferramentas de gestão aptas a cumprir plenamente as funções, destacar os indicadores mais críticos do e-commerce e propiciar boas análises. Alguns requisitos básicos para uma boa ferramenta de gestão de e-commerce são:

1. Respaldo em princípios de gestão empresarial

Os conceitos e métodos de gestão auxiliam as empresas a traçarem um plano estratégico e traduzi-lo em ações na rotina diária, de forma que a direção pode ter uma visão completa do negócio, os gerentes saibam priorizar os fatores críticos para o resultado e a supervisão tenha instrumentos para entender os problemas específicos e resolver inconformidades. Os sistemas de gestão de E-commerce devem, portanto, apontar os indicadores-chave do negócio, desdobrar este resultado de forma específica e manter um log de ações já realizadas e a realizar.

2. Integração com sistemas internos das empresas

Hoje, as empresas de E-commerce buscam informações em uma série de sistemas como ERP, WMS, SAC, Analytics. É fundamental que uma ferramenta de gestão seja capaz de reunir todas estas informações numa forma gerenciável e amigável, criando painéis de gestão com os pontos mais relevantes.

3. Análises rápidas

Num ambiente dinâmico como é o do E-commerce, as empresas precisam agir rapidamente para corrigir falhas. Não é à toa que hoje já existem ferramentas gratuitas capazes de mostrar dados em tempo real, tais como volume de acessos a determinada página ou a origem deste acesso. Neste sentido, é fundamental que as ferramentas de gestão ofereçam respostas rápidas para as organizações e mostrem, de forma rápida e direta, onde estão os problemas.

Em um momento em que se discute muito a eficiência e a produtividade no Varejo, não podemos deixar de destacar o tamanho do desafio da gestão para empresas de E-commerce.

Aquelas que tiverem maior rapidez de respostas e melhores fundamentos de gestão terão um grande diferencial.

Tags: , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Tania Nogueira: Tania Nogueira é responsável pelo sistema eMetrix na GS&ECOMM, empresa especializada em consultoria de e-commerce. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.