Fisgando o Cliente e Puxando-o para o Barco

| 18/11/2011 - 08:06 AM | Comentários (0)

Atrair a atenção de potenciais consumidores para a loja virtual já por si só uma tarefa árdua, porém isso é só inicio de um longo trabalho, porque além desse passo, existe o processo de manter e reter a atenção desses clientes, que é bem mais difícil. O fator mais importante é evitar qualquer nível de frustração, ou seja, manter um ambiente 100% amigável. Para isso algumas regras básicas devem ser observadas:

  • A navegação deve ser lógica, intuitiva e muita fácil de ser entendida.
  • Evitar botões com temas não sugestivos, exemplo, “Outros Produtos”, “Mais Informações”.
  • Não utilizarmos elementos visuais (imagens) que não informam nada e principalmente que não contenham funcionalidades, as famosas imagens “enchem lingüiça”.
  • Utilizar-se de muitas propagandas, sendo elas: banner, imagens, propaganda de terceiros, chamativas. Tempo é dinheiro e exigir muita atenção para compreender é resultado certo de dispersão total.
  • Tenha certeza de oferecer caminho de volta, sobretudo um sugestivo local onde se encontrar, tipo “Você está Aqui”
  • Agrupe conteúdos similares por padrão de cores, por exemplo, categorias relacionadas se utilizarem de cores de fundo similares.
  • Evite utilizar fontes de letras por demais elaboradas, dê preferência para textos puros, fontes comuns da web, isso aumentará a facilidade dos usuários e dos leitores robóticos dos buscadores.
  • A decisão do consumo de conteúdo é por conta do cliente, não devemos ativar vídeos, áudios, rotações de imagens, entre outros elementos multimídias automaticamente.
  • Exigir autenticação para visualização de conteúdos, isso pode funcionar bem para portais de conteúdos, porém em lojas virtuais o negócio é vender produtos e não acesso para conteúdos.
  • Site com informações mais precisas tende a cativar mais os clientes. Importante oferecer utilidades para que seja simples e rápido o processo de encontrar algo que se procure.
  • Jamais devemos utilizar de referência de datas, caso não haja atualizações constantes, a experiências dos usuários que encontram datas vencidas em 30 dias subliminarmente envia uma mensagem de coisa velha e desleixada.

Essas são só algumas dicas que podem ajudar na estruturação da captura da atenção dos clientes, meu principal conselho para os leitores do Mundo E-commerce é: tenha sempre em mente que a loja virtual é feita para atender clientes que estão à procura de produtos/serviços para possível compra, por isso, esqueça do resto no inicio e faça o básico bem feito em primeiro lugar.

Tags: , , ,

Categoria: Cases

Sobre Marcelo Goberto: Marcelo Goberto de Azevedo é consultor em TI há 20 anos. Escritor e redator do Mundo E-commerce (www.mundoecommerce.com.br). Atualmente como Diretor de Tecnologia na empresa DragonSoft Tecnologia (www.dragonsoft.com.br), focado em consultoria na implantação de e-commerce no conceito venda de serviço atrelada a produtos. Leciona curso de Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.