LÍDERES DO COMÉRCIO ELETRÔNICO CRESCERAM COM ESTRATÉGIAS DIFERENTES

| 09/11/2009 - 02:27 AM | Comentários (0)

Criadas no mesmo ano, 1999, a Americanas.com e o Submarino, líderes do comércio eletrônico brasileiro, seguiram estratégias diferentes para crescer. Enquanto a Americanas.com opera integrada com a Lojas Americanas – a rede de varejo que tem mais de 200 lojas no país -, o Submarino é uma empresa puramente virtual. As companhias anunciaram nesta quinta-feira (23), a intenção de unir suas operações.

Os fundadores de ambas as companhias foi o GP, um fundo de investimentos brasileiro que, na época, era comandado pelos sócios Marcel Telles, Beto Sicupira e Jorge Paulo Lehmann. Em 2004, o GP saiu do capital do Submarino ao vender as ações da empresa no mercado. Hoje, o Submarino tem seu capital pulverizado na Bovespa e os três sócios, que deixaram o GP Investimentos em 2003, são os controladores da Lojas Americanas,que detém 100% do capital da Americanas.com.

Submarino
O Submarino é líder em número de pedidos na internet brasileira. Como é comum no mercado de internet, a empresa iniciou suas atividades no vermelho. Só em 2002 saiu do prejuízo. No ano seguinte, registrou seu primeiro resultado positivo. Nos nove primeiros meses de 2006, o Submarino teve lucro de R$ 40 milhões. O site tem atualmente mais de 2 milhões de clientes cadastrados e 25 lojas dos setores de informática, telefonia, eletrodométsicos, música, filmes, esporte e lazer, entre outros. O valor médio das compras no Submarino.com é superior R$ 200.

Dentro do plano de expansão de serviços, após a abertura do capital na Bovespa, a companhia adquiriu o Ingresso.com, site de venda de ingressos para show e teatro. O Ingresso.com tem 80% de presença nos cinemas e teatros brasileiros, com uma base de 700 mil usuários cadastrados. O Submarino também comprou a agência Travelweb, que serviu de base de lançamento para o Subumarino Viagens.

Americanas.com
A Americanas.com uma subsidiária integral da Lojas Americanas, tradicional varejista brasileira com 77 anos de história. A grande vantagem de estar ancorada em uma rede de concreto e tijolos é que o site acaba compartilhando a infra-estrutura do negócio das lojas: fornecedores de mercadoria, entregas e até a marca, poderosa no varejo brasileiro.

Além do site Americanas.com, a empresa também atua no setor de televendas, por meio do canal Shoptime, que adquiriu em agosto de 2005. Entre janeiro e setembro deste ano, a Americanas.com teve lucro de R$ 93 milhões.

Atualmente, a Americanas.com oferece cerca de 230.000 produtos em mais de 30 categorias, como CDs, DVDs, livros, brinquedos, esporte e lazer, cosméticos e perfumaria, lingerie, artigos para bebês, eletrodomésticos, tecnologia da informação, telefonia, entre outros. A empresa tem 1.500 fornecedores e oferece serviços como revelação digital de fotos, recarga de celulares, download de música digital e vale-presentes, entre outros.

Tags: , , ,

Categoria: Cases

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.