Loja virtual no Facebook não é a salvação
É cada vez mais comum a criação de lojas virtuais no Facebook, o já famoso F-Commerce, mas os motivos que tem levado, principalmente os empresários iniciantes, a criar essas lojas podem estar errados. Tem muita gente achando que criar uma loja virtual no Facebook é a “salvação da lavoura” quando na verdade não é. Estar presente no F-commerce é importante para qualquer lojista virtual, mas isso não significa que o Facebook irá provocar um incremento significativo em termos de faturamento a curto prazo.
O F-commerce é uma tendência que veio para ficar, mas sua assimilação pelo público brasileiro ainda não é total. Vivemos em um mercado em amadurecimento e muitas pessoas ainda tem uma resistência muito grande em comprar pela Internet, principalmente o público que está começando agora a ter contato com o comércio eletrônico. Quando você adiciona a esse cenário a desconfiança em relação a segurança das formas de pagamento, o desafio ainda é maior.
Como o Facebook também se encontra em um momento de amadurecimento no Brasil, principalmente entre os internautas das classes C e D, o ambiente para o F-commerce no Brasil se torna um pouco hostil.
É importante começar agora para ganhar experiência
Não estou dizendo, de maneira alguma, que não seja interessante criar uma loja no Facebook, mas que esse passo não deve ser cercado de grandes expectativas em termos de faturamento a curto-prazo. Ter uma loja virtual no Facebook é válido como aprendizado para um momento do social commerce que certamente acontecerá no Brasil, onde provavelmente veremos o F-commerce com uma boa participação percentual no bolo do faturamento da operação de e-commerce, mas no momento essa participação ainda é muito baixa. Em nossa experiência na consultoria para projetos de e-commerce temos visto com bons olhos uma taxa de 5%.
O Facebook tem um potencial espetacular para a geração de negócios, mas temos que dar tempo ao tempo. É importante para o lojista online estar presente nesse mercado para conhecer os meandros do negócio, mas dai a achar que o F-commerce será a tábua de salvação para a sua operação de e-commerce, vai uma diferença muito grande.
Se você está com problemas de faturamento em seu e-commerce, o F-commerce é uma opção para médio/longo prazo. Até lá aproveite as dicas que você encontra aqui no E-commerce News e em outros sites especializados e alavanque suas vendas.
Categoria: Cases
Boa tarde.
Parabéns pelo artigo.
Trabalho em uma empresa varejista que agora começou a “aparecer” nas mídias sociais. Em várias reuniões com diretores sou questionado sobre a possibilidade de ingressarmos no F-commerce.
O Artigo serviu direitinho no caso da minha empresa que tem como clientes o público C/D/E. Apesar dessas classes serem grande parte do numero de usuários nas mídias sociais a venda por esses canais ainda não é bem vista. Concordo em utilizar o F-commerce como um agregador de valor ao nosso e-commerce. A venda de seus produtos por um canal deve somar-se ao outro.
O segredo é crescer ordenadamente e sem muita pressa. Como foi dito, essa ‘é uma opção para médio/longo prazo.’
Parabéns pelo artigo.
Sem contar que muitas pessoas ainda desconhecem e não confiam em comprar em uma loja de rede social, por acharem que se trata de fraudes. Muito bom seus artigos, ingressei há algum tempo no E-Commerce, e seus artigos sempre vem em boa hora! Parabéns!
Obrigado Michelle
Essa desconfiança é um das maiores barreiras para o F-commerce. Em nosso curso sobre Facebook Marketing recomendamos que a marca antes de lançar seu e-commerce no Facebook, crie laços realmente fortes com seus clientes para aumentar o grau de confiança.
Um grande abraço
Alberto Valle