F-Commerce: 10 dicas para uma loja de sucesso no Facebook

| 15/03/2011 - 04:03 AM | Comentários (5)

Tanto se tem falado sobre S-commerce, onde várias existem inúmeras possibilidades dentro das redes sociais e que podem ofertar novos meios de negócios e principalmente um público já totalmente voltado para o conceito eletrônico. Neste meio uma nova sigla se está cunhando, que é o F-commerce, ou seja, a arte de negociar produtos e serviços através da rede social Facebook. E porque essa rede social está conseguindo criar um termo próprio, segue alguns dados desse universo:

  • São 600 milhões de usuários
  • Média de 130 amigos cada um para compartilhar suas experiências mais recentes de compras
  • 14 minutos por dia dentro da rede social
  • 40% das pessoas usam sites de redes sociais ao fazer compras online
  • 68% dos fãs visitam as páginas dos lojistas para manter-se atualizado sobre vendas e promoções
  • Fãs estão 41% mais propensos a recomendar um produto
  • Para algumas empresas 20% das vendas são através de sua loja no Facebook
  • Valores de carrinho são 7-10% superiores através do Facebook
  • O número de transações em lojas do Facebook está crescendo 10% ao mês

E claro que esses números são todos baseados num mercado globalizado, ou seja, não é uma métrica local ou mesmo num cenário americano. Mas mesmo sendo números globais são tentadores para qualquer lojista, realmente conseguir alcançar rapidamente um número incomensurável de consumidores rapidamente oferece praticamente a chave inicial do sucesso para qualquer lojista.

Elencamos algumas dicas para quem deseja ingressar neste novo conceito de negócios virtuais:

  1. Escolha um aplicativo para a loja seja fácil de configurar e personalizável
  2. Diga aos clientes onde encontrar a loja e como funciona
  3. Importar os e-mails para aplicativo de promoções
  4. Promover ativamente os produtos, promoções e descontos através de email, Twitter e Facebook
  5. Use excelentes fotografias de alta definição e imagens
  6. Use o mural como se fosse a página da loja virtual
  7. Recompense os fãs com descontos exclusivos e promoções
  8. Mantenha-se dentro do ecossistema do Facebook durante o processo de finalização de compra
  9. Você pode medir com ferramentas de análise, mas também poderá adicionar o Google Analytics ao Facebook
  10. Você não precisa ser programador de computador para que possa fazer alterações de forma rápida e eficiente em sua loja e na página de entrada do seu F-Commerce

Estes itens logo estarão disponíveis em um novo componente chamado “Facebook Fan Page Toolkit” que em breve será anunciado e que irá fornecer três aplicativos do Facebook que irá permitir criar e gerenciar a sua loja, sem a necessidade de saber programação ou codificação.

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Categoria: Cases

Sobre Marcelo Goberto: Marcelo Goberto de Azevedo é consultor em TI há 20 anos. Escritor e redator do Mundo E-commerce (www.mundoecommerce.com.br). Atualmente como Diretor de Tecnologia na empresa DragonSoft Tecnologia (www.dragonsoft.com.br), focado em consultoria na implantação de e-commerce no conceito venda de serviço atrelada a produtos. Leciona curso de Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico. Ver mais artigos deste autor.

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Comentário (5)

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  1. Arthur Brasileiro disse:

    O mercado vem aguardando esse Facebook Fan Page Toolkit como quem espera um presente de natal… Eu também! rsrsrsrs

  2. Marcelo Goberto de Azevedo disse:

    É meu amigo Arthur,

    Eu diria que muita gente vai se dar bem com essa nova proposta e ao mesmo tempo muita gente vai se decepcionar por não fazer direito a lição de casa…

    Abraços…

  3. Roberto Trevisan disse:

    os caras de pau copiam e não dão credito!

    irroba.com.br/f-commerce-10-dicas-para-uma-loja-de-sucesso-no-facebook

  4. Mariana Rodrigues disse:

    Ótima matéria Marcelo.

    Estou fazendo minha monografia sobre f-commerce e estou tendo muita dificuldade de achar referências que posso usar no trabalho acadêmico. Você escreveu algum artigo sobre este tem ou sabe de algum para me indicar?

    Muito obrigada,

    Abs!

  5. ANDRE disse:

    ola, estou iniciando no mundo do e commerce e minhas duvidas estavão voltadas para a propaganda da pagina de perfumes que estou finalizando.
    Pelo o que entendi, uma boa logistica trara uma boa visibilidade para pagina.Atendimento e bons preços serão fundamentais.
    Agradeceria qq outra dica sobre marketing.

    Att. André

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