Botões de compartilhamento são essenciais para uma loja virtual
Um item fundamental para que uma loja virtual tenha sucesso hoje em dia são os dispositivos de compartilhamento instalados. A inserção dos botões de compartilhamento nas redes sociais, que já foi considerado apenas como um acessório de luxo em uma loja virtual, é tida atualmente como obrigatória para o sucesso de um e-commerce. Sem eles, sua loja virtual pode estar perdendo muito mais que vendas diretas.
Atualmente é fundamental envolver o cliente de uma loja virtual de recursos de interação e compartilhamento para que não se perca o investimento feito na aquisição desse cliente, em função de falta de informações ou a impossibilidade de ter uma opinião de um amigo(a) conectados às redes sociais. Fazer com que o cliente acesse a sua loja virtual requer um investimento muito grande, seja em uma estratégia de SEO, links patrocinados ou outra fonte de acesso, por isso é essencial transformar a visita em conversão, pois um abandono de carrinho, por exemplo, tem um custo muito alto.
Compartilhamento na página de produtos é essencial
Na escolha de uma plataforma de e-commerce devemos prestar atenção se ela oferece a funcionalidade de botões na página de produtos e quais redes são. No roteiro para criação de lojas virtuais que distribuímos em nosso curso, colocamos esse item no Checklist de escolha de plataforma como um item fundamental, pois entendemos que essa seja uma ferramenta indispensável para qualquer loja virtual. E o lugar ideal é a página de detalhes do produto.
Quando o usuário acessa a página de produtos de uma loja virtual ele tem N razões para compartilhar aquele conteúdo nas redes sociais:
- Avisar aos amigos sobre a existência daquele produto;
- Chamar atenção sobre um bom desconto na compra do produto;
- Manifestar seu apreço por um determinado produto ou marca.
Por isso, é essencial a inserção de botões de compartilhamento para as grandes redes como Facebook, Orkut, Twitter e Google+. Esses compartilhamentos espontâneos funcionam como o mais básico e eficiente boca-a-boca do mundo físico em uma roupagem digital. E a gente sabe o quanto isso funciona.
O internauta atual se vale cada vez mais da opinião de pessoas que participam de suas redes sociais como fator decisivo para o seu momento de compra, por isso se torna uma obrigação a presença dos botões de compartilhamento nessa etapa do processo de compra. Quanto mais completa for essa interação, maior será a sua chance de conversão.
Por isso, ao escolher a sua plataforma de e-commerce ou fazer a revisão técnica de uma plataforma já existente, não deixe de prestar atenção na questão dos botões de compartilhamento no seu Checklist de sistema.
Categoria: Cases