Marketing Indireto
Há algum tempo atrás, era comum dizer que as paredes tinham ouvidos. Hoje certamente podemos dizer que tudo tem bocas. Sim, pois tudo e todos falam. E muito.
Engana-se quem imagina que apenas belas campanhas publicitárias falam pela Empresa. Da fachada, à mesa da secretária e do gerente, tudo se comunica com o cliente. Claro que propagandas bem feitas e harmoniosas entre as diversas mídias tem valor quase incalculável na identificação do cliente com a marca. Elas estabelecem o “tom” da conversa, criam uma imagem no subconsciente do consumidor, daquilo que ele espera encontrar ao ir ao ponto de venda.
É aqui que mora o perigo: Quando idealizamos algo, sempre o fazemos sem defeitos. E é isso que o cliente espera, uma experiência de consumo perfeita. Por experiência de consumo, devemos levar em conta muito mais do que a compra. Trata-se de tudo que envolve esse momento, o interesse pela aquisição, a busca por informações ( de preço ou qualidade por exemplo), o atendimento e o pós-compra.
Uma vez que se tem a atenção do cliente é que começa o verdadeiro trabalho. A criação de um RELACIONAMENTO com ele. O relacionamento, é mais do que a fidelização, é tornar o cliente parte da empresa.
Clientes satisfeitos se sentem a vontade para sugerir melhorias a seus produtos e serviços, ouvi-los pode ser a diferença entre sucesso e falência. Pesquisas de opnião tradicionais normalmente são caras e nem sempre refletem bem a opnião cos consumidores, mas há alternativas interessantes para se obter a opnião sincera dos (possíveis) consumidores.
Para se ter uma idéia do quanto grandes empresas valorizam o feedback,conheça o conceito de “tryvertising”( do inglês: try -teste + vertising -advertisign, propaganda ), onde basicamente os cliente recebem os produtos gratuitamente, mas com o compromisso de dar sua opinião sobre eles. Confiram o site tryoop ( que está no começo de suas atividades, mas vai dar o que falar logo logo) e de uma olhada nessa reportagem sobre a 1ª loja a trazer esse conceito ao Brasil:
Ao “adotar” uma Empresa, os clientes tendem também a influenciar outras pessoas a se relacionar com ela, seja simplesmente elogiando ou ainda, pela forma que usam e valorizam sua marca. É essa publicidade “ boca-a-boca” que torna marcas e empresas sinônimo de qualidade e não o que elas mesmo dizem de si.
Então, como contribuir para essa experiência de consumo plena e realizadora, que culmina num bom relacionamento entre cliente e Empresa?
Como tirar proveito da internet, sobretudo dos sites de relacionamento, para divulgar minha marca?
Primeiro, temos de saber que não há fórmulas mágicas ou estratégias infalíveis de marketing que nos garantam isso. É preciso avaliar bem como cada ação se relaciona com sua Empresa, colaboradores e seu público alvo. Trocando em miúdos: Não basta copiar uma boa ideia da concorrência, é preciso que ela se adapte a sua realidade
Além disso, precisamos ter consciência que, num momento em que a internet propicia compras rápidas de qualquer lugar do mundo e os produtos estão cada vez mais parecidos, é a maneira que lidamos com nossos clientes que nos diferenciará.
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