Engajamento: A melhor estratégia para aumentar o seu ROI

| 26/11/2012 - 08:28 AM | Comentários (1)

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Ser assertivo de forma que o cliente se acostume, fique na expectativa de receber seus e-mails e interaja com eles, é isso que gera resultado. Mas até chegarmos nesta fase, muitas foram as etapas de evolução do e-mail marketing no mercado.

No início, as empresas acreditavam no e-mail marketing como um canal de prospecção generalizada, para todos os públicos do ambiente digital. Aos poucos, foram percebendo que a massificação era um equívoco e o caráter pessoal e o potencial do e-mail na criação e manutenção de relacionamentos foi percebido. Iniciou-se, então, um processo de aprimoramento deste conceito, foi o boom da clusterização. Hoje, esse tipo de segmentação já não vem se mostrando tão eficiente e chegamos então a era do engajamento.

Mas, afinal, o que é engajamento? Engajamento em e-mail marketing significa resposta e respeita aquela máxima de que o cliente tem sempre a razão. Para isso é preciso que as marcas fiquem atentas ao comportamento dos usuários de internet e aproveitem essa experiência para oferecer exatamente o que eles procuram. Com esse tipo de segmentação mais assertiva, as pessoas criam relacionamentos e sabem o que esperar de suas marcas preferidas. Uma saudável “ansiedade” por receber os conteúdos mostra que a estratégia de envio de e-mails está correta.

No entanto, além de aprimorar o relacionamento, que outras vantagens esse conceito pode trazer? Engajamento e entregabilidade estão extremamente ligados.

No aspecto técnico, quanto mais engajamento melhor a entrega das campanhas, ou seja, quanto mais os usuários interagem com as mensagens, melhor fica a sua reputação do remetente perante os provedores de e-mail que monitoram esses comportamentos e legitimam a entrega.

Pensando no lado estratégico, o ser humano gosta de se sentir único e valorizado É aí que está todo o desafio de boa parte, não só do mercado de e-mail marketing, como também das empresas em geral, ou seja, como mexer com a emoção do cliente: normalmente isso acontece com a valorização de suas experiências

Para que o e-mail marketing atinja esse público cada vez mais crítico é preciso despertar o desejo de interação, e isso você só consegue oferecendo conteúdos relevantes, ou seja aquilo que interessa.  Para isso, você precisa conhecer detalhes do perfil do seu usuário.Conhecendo os hábitos de consumo você pode aumentar a identificação e consequentemente o engajamento o que irá refletir diretamente no seu ROI.

Listo aqui algumas dicas estratégicas que auxiliam nessa identificação:

– Experiência com o produto – deve-se levar em conta que cada consumidor é único e quer perceber essa exclusividade no processo de comunicação e o e-mail pode ser a porta de entrada para essa experiência;

– Interatividade – Aqui entram as pesquisas sobre hábitos de consumo e comportamento do cliente. Exemplo: se o e-mail marketing é sobre ações com times de futebol, ok, mas você sabe para qual time seu cliente torce?! As chances de engajamento estão aí, na informação privilegiada, no detalhe;

– Tendências – Priorize seus clientes, ofereça promoções e novidades em “primeira mão”. Ao apresentar as tendências você fortalece esses laços de relacionamentos

– Conteúdo – Ele resume tudo que você pesquisou, se ele for relevante para o público-alvo, pronto!

Valorize seu cliente! Lembre-se que hoje, o engajamento é estratégico para engajamento “fisgar” o consumidor.

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Categoria: Cases

Sobre Victor Popper: Sócio Diretor da All In Mail, empresa especializada no disparo e gerenciamento de campanhas de e-mail marketing que atende clientes como Ponto Frio, Extra, Casas Bahia, E-Facil, Ricardo Eletro, Marisa, Leader, Sack's, Buscapé, Lancôme, LG, F/Nazca, Insinuante e Giuliana Flores. Antes de fundar a All In Mail, foi Gerente de E-commerce da Invent Internet Ventures, onde gerenciou ações para os 40 maiores e-commerces do país e Diretor de Marketing da Sack's Perfumaria. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (1)

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  1. Sandro disse:

    Me parece um premissa fundamental. Se o cliente não se sentir vslorizado e percebido como parte fundamental deste processo, não vai se interessar e por consequência não se engajarão.

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