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Mobile commerce: A evolução dos dispositivos e do comércio eletrônico

| 05/09/2013 - 08:24 AM | Comentários (0)

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© bloomua – Fotolia.com

Há mais de 50 anos foi criado o primeiro celular (dispositivo móvel) pela empresa Ericsson, conhecido como MTA. O protótipo pesava 40 quilos e possuía poucas funcionalidades. No entanto, ano a ano as empresas foram evoluindo os aparelhos, passando por diversas fases, dentre elas a fase dos dispositivos móveis que não possuíam nem a possibilidade de enviar mensagem, chegando aos aparelhos mais leves e com diversas opções de utilização, são os multiusos Android, Iphone, Smartphone e Tablet.

Os aparelhos multiusos se tornam populares e acumulam recursos que substituem computadores em todas as tarefas e inclusive no comércio eletrônico. Assim, não restam dúvidas, que os aparelhos móveis se tornarão os principais meios de realização de compra e relacionamento entre consumidor e empreendedor.

O mobile commerce ou m-commerce é toda a transação comercial feita através de dispositivos móveis. Desta feita, a internet já era grande atrativo para a expansão do comércio, todavia, aliando com os aparelhos móveis, será uma bomba publicitária, que irá espalhar o nome das empresas pelas redes sociais, bem como aumentar a relação de consumo.

Apesar de todos os desafios de um novo método de venda, destaca-se que as transações relacionadas ao comércio móvel cresceram cerca de seis vezes em apenas um ano, este é o exemplo da empresa Paypal que de U$$ 25 milhões em 2008, saltou para 141 milhões em 2009.

Este tipo de comércio irá crescer ainda mais, tendo em vista que abre duas possibilidades de plataformas, sendo estas, sites das empresas ou aplicativos a serem instalados nos aparelhos. Através dos sites os clientes irão realizar compras de qualquer lugar de maneira prática e fácil.

Entretanto, a instalação de aplicativo no dispositivo móvel cria certa fidelidade entre cliente e lojista, possibilitando que este promova e repercuta sua marca de forma positiva. Assim, além de aumentar seus rendimentos através da compra pelo dispositivo, irá propagar a marca positivamente entre a sociedade.

Diante deste cenário, é notório que o comércio eletrônico irá expandir a cada ano, sendo tendência que, sem dúvida nenhum, será seguida por todo o mercado consumerista.

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Categoria: Cases

Sobre William Escobar: William Carlos Escobar é advogado do Escritório Mascarenhas Barbosa & Advogados Associados. Ver mais artigos deste autor.

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