M-Commerce, seu E-commerce no bolso!

| 10/09/2013 - 07:17 AM | Comentários (1)

mobile-commerce

O Que o uso dos smartphones está crescendo cada vez mais todos já sabem. Ter um Iphone ou um Galaxy está deixando, aos poucos, de ser apenas símbolo de “status” por ter o aparelho da moda, para cada vez mais ser uma ferramenta de trabalho, de vendas e de compras.

Os números de acessos à internet residenciais fecharam 2012 perto de 25 milhões enquanto os acessos móveis (3G, 2G) com mais de 60 milhões. Apesar do aumento no número de computadores nas residências brasileiras, principalmente nas classes C e D, o avanço da internet móvel é mais que o dobro da fixa e com uma rápida imersão em todas as classes sociais, sendo os smartphones um dos principais motivadores.

Primeiramente, os aparelhos foram fabricados apenas para falar, depois nos lembravam de compromissos e aniversários, mas o grande avanço foi o uso dos e-mails e acesso à internet. De lá pra cá, muita coisa mudou e continua mudando: agora os smatphones querem se transformar no seu dinheiro!

Assim como o surgimento da internet fez nascer também o e-commerce ou comércio eletrônico, os smartphones fizeram nascer o comércio móvel (m-commerce). Uma pesquisa da consultoria Booz&Company mostra que 20% dos americanos usam dispositivos móveis para checar preços e que 15% da receita do varejo deste ano deve ser influenciada por aplicativos móveis, algo perto de 340 bilhões de dólares. Se contarmos que o crescimento dos smatphones deve passar em 2014 de 17% para 74% nos EUA, e na Europa de 15% para 43%, pode-se esperar que o faturamento do varejo com o m-commerce está apenas no início.

Pode parecer ficção, mas assim como a TV on-line esta acabando com o Bluray, que acabou com o DVD, que acabou com a fita VHS, o m-commerce pode acabar com o supermercado ou o dinheiro em papel. Para quem duvida do rápido avanço da tecnologia, pergunte para uma criança a utilidade do Google e de um dicionário ou mostre um filme em VHS.

As aplicações são imensas, mas há que se ter em comum algo mais crítico que a própria tecnologia: oferecer ao consumidor algo agradável, útil e compensador. Se isso acontecer, as aplicações móveis vão tornar nossos hábitos de consumo completamente diferentes daqui a 10 anos!

Tags: , , ,

Categoria: Cases

Sobre Gledson Santos: Gledson Santos é Engenheiro, Gerente de Negócios na Telefonica | Vivo e Especialista em TI e Telecomunicações. Twitter @itclose2u Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comentário (1)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Wilson Cunha disse:

    olhando desta forma os shopping serão lugares pra cafés, passeio e show room.

    http://www.viewit.com.br

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.