Como escolher a plataforma de loja virtual ideal para o seu negócio?
Ela também é responsável por apresentar seus produtos aos usuários e disponibilizar os meios de pagamento a quem quiser comprar. Sendo que, uma das grandes dificuldades das empresas que desejam iniciar no comércio eletrônico é qual plataforma escolher, principalmente, devido à grande variedade de preços e modelos de negócio.
Atualmente podemos citar quatro principais modelos de negócio: aluguel da licença de uso, venda da licença de uso, venda do código-fonte e código aberto.
O modelo de aluguel da licença de uso é o mais comum, onde as empresas desenvolvem uma plataforma padrão e comercializam a licença de uso por meio do pagamento de uma taxa de instalação (ou set-up) e uma mensalidade que, normalmente, está vinculada ao tráfego da loja virtual (por exemplo: pageviews – número de impressões de página).
Quanto ao modelo de venda da licença de uso, ele é similar ao modelo de aluguel, mas sem uma mensalidade. Nos dois primeiros modelos apresentados, o código-fonte é de propriedade da empresa que desenvolveu, portanto, qualquer ajuste ou evolução que o lojista queira realizar deverá fazer com essa mesma empresa.
Com relação ao modelo de venda do código-fonte, o investimento inicial realizado será para aquisição da posse dos códigos-fonte da desenvolvedora proprietária, que dará o direito de evoluir ou realizar ajustes na plataforma por qualquer empresa ou profissional capacitado na tecnologia desenvolvida.
Por fim, existem plataformas de código aberto que estão disponíveis na internet a custo zero e dão direito a posse dos códigos-fonte. Nesse modelo será necessário contratar uma empresa especializada na plataforma de código aberto escolhida (por exemplo: Magento) para realizar as customizações necessárias ao seu negócio e implantá-la.
Para todos os modelos existe uma grande variação no investimento inicial e mensal, que muitas vezes está diretamente relacionada à qualidade dos serviços da desenvolvedora e ao nível de customização permitido na plataforma. O importante é sempre avaliar como seus concorrentes estão se posicionando, qual tende a ser o melhor modelo para o produto que será vendido e o público-alvo e qual o orçamento disponível.
Uma dica é de não investir mais de 25% do total da verba disponível para todo o projeto na plataforma. Mas, não se esqueça que independente do modelo escolhido, deve ser feita uma avaliação das desenvolvedoras que o oferecem e nunca deixar de planejar toda a operação, levando em consideração os outros pilares: logística, atendimento, marketing e produto.
Categoria: Cases
Excelente e oportuno este artigo, tb acho q esta necessidade outros colegas estejam precisando.
Já um bom tempo venho querendo definir um sistema de e-commerce p/ o meu site http://www.printag.com.br . Depois de muito avaliar as inúmeras opções entre sistemas p/ Lojas Virtuais acredito q a melhor maneira (no meu caso claro), e devido a minha urgência e disponibilidade de tempo, é a contratação de uma plataforma FREE ou ALUGADA. Pelo menos a princípio, Futuramente um sistema próprio desenvolvido por mim (em PRESTASHOP ou OS-COMMERCE pela facilidade de edição e variedade de templates) e locada em um host especializado q de todo o suporte necessário:
– Tráfego de 2 a 4 GB
– Plataforma Linux
– Relatório de acessos por produtos, páginas, site
– Carrinho de Compra
– Cadastro de Cliente
– Cadastro de Pedidos
– Acompanhamento de Pedido por Clientes e número de rastreamento dos correios
– Envio automático para cada cliente com alteração de status de pedido
– Cálculo de frete por peso (diretamente pelo sistema dos correios) e por produto
– Logística (Google Analítics)
– Diversos meios de pagto
– Envio de news e etc.
– Usar minha própria hospedagem
– Que possua CNPJ c/ uma boa reputação no mercado.
– Que tenha um período FREE p/ testes
– Se possível q disponibilize idiomas p a loja: Inglês e Espanhol
– 5 caxs de E-mails (mínimo)
– Suporte MSN e tel (24hs de prefer)
Acredito q estas sejam a características básicas p/ um E-comerce. Peço a orientação do moderador bem como dos colegas da net.
Uma sugestão de algum hospedeiro q tenha estas características. Pretendo investir, pelo menos no início da loja por volta de 25 a 40,00. Antecipadamente agradeço, Miguel
Compartilhando uma dificuldade muito grande que tenho enfrentado com a plataforma que estou utilizando, acrescentaria à última frase apenas mais um pilar: integração ao ERP, principalmente para as indústrias que vendem via e-commerce.
Bom como implemento magento, gostaria de dizer que nao existe plataforma de custo zero, e utopia achar que uma plataforma dessas não terá custo. Vale ressaltar também que magento possui duas versões, a de código livre e licenciada. Licenciada é para projetos que pretendem vender mais de 500.000 ano, precisará de suporte e integração a erp. Fico a disposição.
Bom dia Eduardo
Estou com mdificuldades em encontrar alguém para persalizar a minha loja virtual, a principio escolhi a plataforma da dotstore que é especializada em e-comerce, eles fazem a personalização mas achei muito caro.
Voce pode dar alguma informação a respeito?
Podes falar mais sobre a magento, se também oferece este servço?
Pedro
No Brasil, está se tornando padrão o uso de plataformas SaaS que usam o modelo de mensalidades. Esse modelo é muito bom para quem está começando, porque é barato e é rápido de implantar uma loja.
O artigo deixou claro os modelos mais comuns. Parabéns!
http://www.kauplus.com/