O poder das integrações e automações no email marketing

| 03/06/2015 - 12:08 PM | Comentários (0)

email

Nós aqui na Mailbiz temos o prazer de trabalhar diariamente com lojas virtuais de diversos segmentos, sendo que para algumas destas empresas prestamos serviços de consultoria, o que nos leva a conhecer mais a fundo o poder do email marketing para trazer grandes resultados. O que mais chama a atenção nestes últimos meses são os resultados positivos que pudemos observar em alguns de nossos clientes que aplicam as melhores práticas de email marketing. É incrível poder monitorar métricas como ROI e RPC (Receita por Clique) atingirem resultados antes inimagináveis e muito acima da média do mercado. Você tem ideia de quais iniciativas têm mais poder de alavancar os resultados? Neste artigo vamos mencionar algumas delas.

1. Enriqueça sua lista de contatos

Sua lista de contatos possui apenas o email das pessoas? Se sim, você está deixando de experimentar a “magia” do email marketing. Apenas com o email você não conseguirá ter todo o resultado que o email marketing pode lhe trazer. Informações como Nome, Sexo, Data de Nascimento, Cidade e Estado normalmente são facilmente obtidas a partir das plataformas de e-commerce. Portanto, não há justificativa para não usá-las. Agora se você quer ir além mesmo, veja se sua plataforma de e-commerce consegue providenciar dados de comportamento de compra das pessoas. Com estas informações você poderá tomar ações capazes de trazer ótimos resultados. Vejamos na sequência como aproveitar os dados de uma base enriquecida.

2. Segmente sua lista

Sim, este assunto é antigo, mas o fato é que se percebe ainda uma pequena parte das empresas colocando a segmentação em prática. Segmentar a lista, principalmente de acordo com o interesse de produtos, tem se mostrado altamente eficaz para trazer mais retorno. Imagine só: Uma pessoa que já clicou mais de 3x em um mesmo link e ainda não comprou o produto, é provável que tenha mais interesse neste produto do que uma pessoa que nunca clicou nele, correto? Parece óbvio, mas as empresas ainda não usam estas informações valiosas para enviar conteúdo mais direcionado à sua audiência. Talvez esta pessoa precise de um “empurrão” para finalmente comprar. Este empurrão pode ser um cupom de desconto ou um frete grátis para a sua região. Ou, ainda, talvez ela queira algum produto semelhante, da mesma marca ou que tenha a mesma utilidade. Porque não experimentar o envio de um conteúdo diferenciado para estas pessoas?

3. Personalize a comunicação

As pessoas recebem muitos emails hoje em dia, todos sabemos. Isto significa que chamar a atenção está cada vez mais difícil. É aí que entra a importância de personalizar sua comunicação. Como fazer isso? Comece chamando as pessoas pelo Nome, às vezes no assunto do email e às vezes também dentro da campanha. Isto aumenta a pessoalidade.

Outra forma de personalizar a comunicação é enviar conteúdo relacionado ao comportamento prévio de compras. Por exemplo: imagine as pessoas que já compraram uma câmera digital da marca X. Experimente enviar algumas campanhas com produtos desta marca, se possível com acessórios ligados ao produto que ela comprou. As pessoas perceberão que você está enviando conteúdo relevante, o que é raro, e isso as fará mais felizes e muito mais engajadas. Outra forma de personalização que traz resultados incríveis de conversão são os emails de Feliz Aniversário. Experimente enviar um email no dia do aniversário de cada pessoa, desejando Feliz Aniversário e oferecendo um pequeno presente. Este presente pode ser um cupom de desconto, é o que mais traz retorno. Você verá números impressionantes de taxa de conversão (frequentemente acima de 5%) e de Receita por Clique. Se não puder oferecer “presente” nenhum, envie apenas uma mensagem felicitando pelo aniversário. Isto por si só já deixará as pessoas mais felizes e aumentará o engajamento, afinal, você se lembrou do aniversário delas.

4. Ative integrações e automações

Você deve estar se perguntado: Ok, tudo isso é muito legal, mas como ter tempo para fazer tudo isso? Como enviar um email de aniversário todos os dias? Como enriquecer a base com tantos dados atualizando manualmente? É aí que entra o papel das integrações e automações. Integrar os dados da plataforma de e-commerce com a de email marketing é essencial para que você poupe tempo e dinheiro, e para que consiga colocar as melhorias em prática. Já imaginou os dados de novos clientes da loja virtual sendo gravados em tempo real na plataforma de email marketing? Isto torna muito mais dinâmica a comunicação. Uma pessoa que comprou hoje, pode amanhã mesmo já receber uma campanha, sem depender de você ter que parar para atualizar a base (frequentemente vemos empresas que atualizam suas listas apenas 1 ou 2 vezes por mês!). O mesmo vale para a integração de formulários de captura de email que hoje são tão comuns nas lojas virtuais. As pessoas que ali se cadastram querem receber conteúdo imediato, e não daqui a vários dias quando alguém conseguir parar para atualizar a base!

ACREDITE: integrar os sistemas significa economia de tempo, de dinheiro e, mais importante, uma comunicação mais rápida e direta.

Uma vez que esteja com os sistemas integrados, é hora de utilizar a ferramenta de email marketing para as automações. Os envios de emails de feliz aniversário podem ser facilmente configurados para que sejam disparados automaticamente no dia do aniversário das pessoas, desde que você tenha na sua base a Data de Nascimento delas. Da mesma forma, você pode configurar o envio de emails automáticos de boas vindas para todos que se cadastram nos formulários de captura de email. E, para ir mais a fundo ainda, pode configurar o envio de emails automáticos com campanhas específicas de produtos que tenham sido clicados em campanhas recentes, se possível oferecendo algum benefício para a finalização da compra. Com estes emails sendo enviados automaticamente, você terá uma grande economia de tempo para pensar na estratégia dos disparos regulares, que obviamente devem continuar, mas não estarão sozinhos na estratégia.

Com a aplicação destas 4 estratégias você pode começar a atingir resultados muito expressivos com email marketing. Que tal colocar em prática?

Tags: , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Vinicius Correa: Vinicius Correa é graduado em Administração de Empresas pela UFRGS e CEO da Mailbiz, empresa especializada no envio e gestão de email marketing. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
 
Moovin
EZ Commerce
Jet
Rakuten
Bling
Accesstage
Vtex
Mailbiz
LojaMestre
Braspag
E-Goi
Neoassist
Tray
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e
Web Jump
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Enviou
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Trezo
Softvar
Qwintry
SoS Loja Virtual
World Pay
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.