O Planejamento de Comunicação e Marketing: Um dos segredos de uma loja virtual de sucesso
O mercado de e-commerce têm crescido numa média acima de 20% há mais de 5 anos. A tentação de abocanhar uma fatia desse bolo – em qualquer segmento – levou, nos últimos a uma expansão chinesa no número de empreendedores que ingressam no varejo digital. O setor fechou 2013 com 37 mil lojas virtuais e a expectativa é alcançar 45 mil em 2014. Sem problemas até aí, pelo contrário, a ampliação do mercado é benéfica para o consumidor e ajuda a potencializar a apropriação das tecnologias.
O grande desafio, contudo, é que desse total, 70% é inoperante, ou seja, realizam menos de dez vendas por mês, indica um levantamento feito pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).
O entusiasmo é alimentado pela expectativa de lucro fácil e pelo imaginário de que basta saber utilizar a Internet para vender como água. Nem passa pela cabeça desses empreendedores que abrir uma loja virtual e colocar produtos no ar não é todo o trabalho. Gerenciar um e-commerce é dar conta de uma elaborada infraestrutura operacional e logística e, especialmente, com o crescimento da competitividade, do desenvolvimento de uma estratégia de comunicação e marketing adequada ao negócio.
Sem um Planejamento de Comunicação e Marketing uma loja virtual está fadada à inoperância – ou pior ao fechamento. Isso fica mais claro se entendermos a Internet como um grande centro de compras. Há as lojas âncoras, aquelas grandes redes varejistas que ocupam as principais galerias e concentram a maioria das vendas. Há também lojas menores, que ocupam espaços secundários, mas os exploraram adequadamente para atrair o consumidor. Nesse shopping, uma loja virtual que não aciona bem os canais de contato com o consumidor no meio digital, estaria localizada ao lado do banheiro, com portas fechadas e sem placa indicativa. Ou seja, não poderia manter-se lá.
Em um mercado que muda rapidamente como o digital, sem dar conta da lição de casa a tragédia é iminente. Por isso, a importância de um Planejamento de Comunicação e Marketing consistente, a definição de uma estratégia que cerre fileiras no ataque ao consumidor, apropriando-se dos 5P’s do Marketing 2.0, cujo desdobramento é fazer surgir uma loja virtual PRÓ-ATIVA, ATIVA E REATIVA.
Ou, em outras palavras, preparar estrategicamente a loja virtual para estar além da concorrência em seu nicho de mercado, torná-la um gladiador na disputa pelo mercado e uma fortaleza contra adversidades do cenário.
Tomar consciência disso é um grande passo para o sucesso no mercado de e-commerce. Colocar as mãos à obra e transformar o conhecimento em uma estratégia diferenciada é o caminho que garantirá ao empreendedor a realização de todas as expectativas e qualificará o mercado, na medida em que o consumidor encontrará mais concorrência e irá sentir-se mais seguro sobre a compra on-line.
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