Investir alto ou segmentar o público?

| 25/07/2013 - 08:46 AM | Comentários (0)

duvida

© valdis torms – Fotolia.com

É fato que o brasileiro tem um forte espírito empreendedor, pois os números do setor, especialmente os relativos às pequenas e médias empresas, crescem a cada dia. Também já deu pra perceber que nos adaptamos à tecnologia rapidamente e gostamos de usá-la para agregar diversão e comodidade em nossas vidas. Em razão desses dois motivos, a quantidade de e-commerces aumenta a cada ano. Afinal, empreender é um desejo de grande parte das pessoas e se isso puder ser feito pela internet, melhor ainda. Claro que o desempenho do setor também é um fator determinante para a proliferação de lojas online.

Apesar de ainda haver espaço para empreender no e-commerce, a concorrência fica cada vez mais acirrada. Portanto, como fazer para se destacar e conseguir consolidar uma empresa nesse meio? Cheguei à conclusão que existem duas maneiras de isso acontecer. A primeira delas é investir muito em estudo de mercado, plano de negócio, infraestrutura computacional, logística e marketing. E para tudo isso é necessário um investimento muito alto, mas as chances de sucesso crescem, pois a empresa já inicia sua entrada no mercado como um grande e-commerce.

Como a maioria das pessoas não tem um valor muito alto para investir inicialmente, a melhor alternativa é abrir um e-commerce de nicho. Procurar um segmento de mercado e investir somente nele, porque desta maneira a concorrência é menor e é mais fácil saber quem é o consumidor, o que ele deseja e, assim, atender as demandas com mais eficiência.

Um e-commerce de nicho tem a possibilidade de engajar o cliente de forma muito eficaz, tornando-se parte da rotina e dos interesses do consumidor. Criar conteúdo diferenciado e focado no público-alvo é uma forma muito boa de agregar valor e conteúdo na vida do cliente, indo muito além de uma loja que tem como objetivo apenas vender. Ter um site com uma rica descrição dos produtos e imagens em boa qualidade é essencial. Além disso, é possível usar blogs e mídias sociais para criar conteúdo e relacionamento, falando sobre os temas de interesse do consumidor. Se um e-commerce é especializado na venda de artigos para motociclistas, pode utilizar seus canais de comunicação para falar dos lançamentos dos produtos, mas também para tratar do estilo de vida dos motociclistas, das grandes viagens feitas pelos apaixonados pela Harley Davidson e assuntos afins. Assim, a relação entre marca e cliente torna-se um diferencial competitivo e impulsiona as vendas.

Independentemente da maneira escolhida para a abertura de uma loja virtual, investindo muito dinheiro ou segmentando o público, é importante lembrar que a sua gestão é tão complexa quanto a de uma loja física e não pode ser deixada de lado. Só com um bom planejamento a empresa de consolidará.

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Categoria: Cases

Sobre Flávio Pagotto: Flávio Pagotto é formado em Tecnologia da Informação pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), e CEO do site comparador de preço Kuantokusta. Ver mais artigos deste autor.

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