Táticas para Desencalhar Produtos de Baixa Rotatividade

| 29/09/2011 - 10:45 AM | Comentários (5)

As lojas virtuais podem trabalhar no conceito de “Cauda Longa”, ou resumidamente, quanto mais produtos, maiores serão as chances de conversões, porque atingimos um número maior de interessados nos mais variados produtos oferecidos. Porém, quando a maioria dos estoques são físicos e funcionais, o conceito poderá acabar criando um problema de armazenamento, controle e principalmente custo operacional.

Numa loja virtual como numa loja física, o ideal é que exista rotatividade de produto para que seja gerado um capital de giro constante que permita aquisição de novos produtos e principalmente reposição ou aumento de estoque chaves, os famosos produtos sazonais, que sempre são as grandes vedetes do comércio em geral.

O primeiro passo é ter em mãos um relatório que forneça os produtos com maiores estoques e com datas mais antigas de movimentação. Com essas informações será possível, primeiramente localizar fisicamente e avaliar sua condição física, por que muitas vezes só tempo é responsável por danificar e inviabilizar a comercialização do produto.

Com a relação dos produtos em condição de venda, poderemos avaliar seu preço no sistema, e realizar um comparativo com outros concorrentes, para verificar possíveis depreciações, mesmo que tenhamos pagado um valor mais alto no produto na época da compra. Por alguma razão tendo seu valor de venda rebaixado, se desejamos realizar a desova do produto no mercado, precisamos no mínimo igualar o preço final.

Outra tática é utilizar esses produtos como produtos promocionais para compras de valor determinado. Também é bem viável criar vendas casadas com o valor de preço de custo do produto encalhado, porque além de retirar esse produto do estoque você estará criando condições mais favoráveis para aumento das conversões e recuperando o valor investido e sendo possível um reinvestimento.

E claro, o mais importante, como num mercado que muitas vezes vemos em gôndolas especiais os produtos com preços extremamente vantajosos, é porque na maioria das vezes estão para vencer. Logo não devemos esquecer-nos de verificar esse fator caso os produtos tenham essa característica, mesmo que seja de longo prazo. Porque esse vencimento chegará e estando vencido o produto está inutilizado para o propósito maior do comercio, que é vender.

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Categoria: Cases

Sobre Marcelo Goberto: Marcelo Goberto de Azevedo é consultor em TI há 20 anos. Escritor e redator do Mundo E-commerce (www.mundoecommerce.com.br). Atualmente como Diretor de Tecnologia na empresa DragonSoft Tecnologia (www.dragonsoft.com.br), focado em consultoria na implantação de e-commerce no conceito venda de serviço atrelada a produtos. Leciona curso de Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (5)

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  1. Denise Silva disse:

    Considerando a ilegalidade de realização de venda casada em nosso país, como exatamente você sugere a realização deste tipo de ação?

    • Marco Aurelio Alves disse:

      Denise, eu acredito que o autor do artigo se referiu a uma ação promocional, semelhante a que vemos no mercado, do tipo “leve 3 e pague 2″, dentre outras. Essa prática não é ilegal. O que é vedado pelo CDC – Código de Defesa do Consumidor refere-se ao condicionamento de fornecimento de um produto somente com a aquisição de outro, prática muita comum anteriormente entre bancos, como por exemplo, quando exigiam a compra de um seguro para conceder um empréstimo a um correntista. Esse tipo de atividade configura-se venda casada, pois o fornecedor obriga que o consumidor adquira um segundo produto ou serviço. Quando falamos em ação promocional, o CDC entende que ela é legítima, visto que não tirou do consumidor a liberdade em adquirir o produto ou serviço individualmente. O que há que se ficar atento quanto a ação promocional é se ela traz algum tipo de abusividade, que venha a permitir uma vantagem excessiva para o fornecedor, prejudicando o equilíbrio da relação de consumo.

      • Marcelo Goberto Azevedo disse:

        Marco, parabéns pela sua colocação, ficou perfeita e completa, eu não faria melhor.

  2. Sandro disse:

    Estas técnicas vão cada vez mais se aprimorando conforme as experiências vão se sucedendo.

  3. Roberto disse:

    Excelente post! Este é um dos principais desafios dos gestores de e-commerce, que lutam constantemente para aumentar a margem total da loja.

    Ressalto que já existe a solução de sistemas de recomendação. Por meio de algoritmos, identificam padrão de compras de produtos relacionados e, quando um usuário quer comprar um produto de carro-chefe que possui uma margem baixa, os sistemas sugerem para os usuários produtos complementares, que geralmente são da cauda longa e possuem uma margem maior.

    O impacto destes sistemas é que eles aumentam o ticket médio e o tamanho médio dos pedidos, de forma automatizada e personalizada para cada usuário.

    Um abraço!

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