Acertando os SE7E Erros da Loja Virtual

| 10/05/2012 - 08:35 AM | Comentários (1)

Vender por internet já está se tornando um hábito comum entre as pessoas, antes existia uma enorme barreira de desconfiança para que as pessoas comprassem online, hoje, porém esse novo hábito de consumo está ficando intrínseco no dia a dia das pessoas. Todavia para que uma loja virtual seja um sucesso, alguns erros não podem ser cometidos, porque serão esses erros que determinaram o sucesso do negócio virtual.

Lentidão
Hoje em dia mais é comum as pessoas esperarem menos pelos carregamentos, principalmente para o “tempo” da compra. Por isso, é importante investir em estrutura para que a loja virtual tenha um carregamento consideravelmente “muito bom”. A cada 2 segundos decorridos a taxa de abandono ao site cresce em torno oito por cento progressivamente.

Complicação
Na loja virtual utópica uma compra completa deveria acontecer num clique para o cliente. Sabemos que isso ainda não é possível criar esse ambiente sem grandes investimentos, contudo também esse procedimento não deve ultrapassar três cliques para finalização das vendas.

Inovações
Inovações durante o processo de compra podem criar empecilhos, por exemplo, formulários adicionais, passos não essenciais. Mesmo que esteja trabalhando em um mercado de nichos, é importante executar testes A/B para verificar a aderência dessas inovações. No comercio eletrônico já existe um certo “padrão de mercado” que faz com que se traga mais segurança para o cliente quando confirmado.

Frete Caro
Mesmo que o comércio eletrônico tenha criado o conceito da taxa de entrega, ela ainda representa um grande obstáculo para conversões de vendas, principalmente se esse valor em relação ao pedido final for superior a 10%. É necessário que tenhamos fórmulas que auxiliem na aplicação de sempre o menor valor possível e quem sabe no cenário ideal a isenção total. Para saber como isso é possível veja mais em Calculando Frete Grátis”.

Mono-Visualização
Não preparar a loja virtual para outros formatos de visualização, entre as principais estão os tablets. Hoje esse aparelho responde com a maioria das vendas via “M-commerce”. Por isso faça os testes e ajustes necessários para que seja possível realizar uma compra fora do ambiente “Navegação Web”.

Problema de Visualização
Falando em navegação web, é importantíssimo que a loja virtual seja testada e validade na grande maioria dos navegadores atuais. Porque muitas vezes um simples comando pode não ser executado numa determina versão de navegador, e por conseqüência este pequeno bug ser um percalço que inviabiliza as vendas.

Informações Irrelevantes
Numa compra finalizada conquistamos na maioria dos casos a anuência dos clientes em fornecer ofertas através do seu email, entretanto para que essa ferramenta gere resultados proveitosos, é importante criar relevância nas campanhas, ou seja, segmentar e principalmente personalizar os conteúdos disparados, dessa forma a aderência e principalmente assiduidade será duradouro.

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Categoria: Cases

Sobre Marcelo Goberto: Marcelo Goberto de Azevedo é consultor em TI há 20 anos. Escritor e redator do Mundo E-commerce (www.mundoecommerce.com.br). Atualmente como Diretor de Tecnologia na empresa DragonSoft Tecnologia (www.dragonsoft.com.br), focado em consultoria na implantação de e-commerce no conceito venda de serviço atrelada a produtos. Leciona curso de Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico. Ver mais artigos deste autor.

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Comentário (1)

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  1. Flávio Maciel disse:

    Marcelo, gostei do seu artigo. Me permita complementar:

    LENTIDÃO: um estudo da Unbounce mostra que a otimização da velocidade da página pode elevar as vendas em até 66%

    COMPLICAÇÃO: o deve da loja é ajudar o cliente a completar sua tarefa de finalizar a compra. Entre outras, uma técnica é a utilização de checkout em 1 passo que em alguns casos já aumentou as vendas em 176%

    INOVAÇÕES: para que reinventar a roda, não é mesmo. O cliente NÃO QUER aprender a utilizar a sua loja virtual.

    FRETE CARO: estudos mostram que os clientes tornam-se mais tolerantes ao preço do produto se o frete for grátis. Então coloquemos o valor do frete na margem do produto!

    No meu blog também escrevo dicas e artigos sobre este assunto:
    http://www.ipagare.com.br/blog

    Abraços!

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