Vamos acreditar mais no Mobile Marketing!!!
Em Dezembro de 2010 o Brasil presenciou um acontecimento histórico. Digo histórico pois eu duvido que aconteça novamente. Com 195 milhões de celulares ativos, era o 1º mês que existia mais celulares ativos do que população em nosso país. Fato que foi bem comentado na época, mas que poucos gestores de marca perceberam. Em Dezembro de 2011, o Brasil fechou o ano com 250 milhões de celulares ativos, um crescimento de 55 milhões de aparelhos em 1 ano e aproximadamente mais de 60 milhões de celulares a mais do que população.
É completamente errado afirmar que existe um celular por habitante, pois entre os 195 milhões de pessoas no país temos recém nascidos, com 1 hora de vida a idosos passando dos 100 anos. Mas o número de celulares, passando dos 260 milhões já em Fevereiro de 2012 deve ser levado em conta, ainda mais quando uma marca está pensando em entrar na Internet. Infelizmente ainda temos marcas que estão pensando em entrar em um meio de comunicação que impacta 90 milhões de pessoas, onde influi mais em compras do que a TV, onde abre-se portas para relacionamento e interação; hoje pensar em Internet sem pensar no Mobile é dar um tiro no pé.
Alguns alunos me perguntam se o mobile é realmente algo interessante. Se as marcas tem resultados? Eu sempre cito o exemplo do meu amigo e professor da Pós em Marketing Digital da Fac Impacta de Tecnologia, Leonardo Xavier, CEO do Grupo Mobi. Sua empresa possui mais de 700 projetos de mobile ao longo de 5 ou 6 anos. Dá resultado? Eu acredito que dá e muito!
Recente pesquisa do Portal Mundo do Marketing, mostra que em 2011, o número de smartphones vendidos foi 179% maior que em 2010. Um número considerável, pois estima-se que hoje Smartphones representem cerca de 45 milhões de aparelhos smartphones no Brasil.
Agora vem a pergunta que sempre faço em aula: Alguém compra um smartphone por que ele é mais bonito? Duvido! As pessoas compram para poder usar diversos serviços, entre os quais, a Internet, aliás, acredito que 99% das pessoas que comprem um smartphone estão pensando em como usar a Internet. Principalmente as Redes Sociais, já que só o Facebook tem 40% dos seus posts feitos pelo mobile.
O profissional de planejamento estratégico digital, precisa estar atento a tudo isso. Cada vez mais, pesquisas mostram que as pessoas estão usando o celular para tudo. Saímos de casa sem a carteira, mas não sem o celular. Em breve isso será comum, pois pagaremos contas por tecnologias diferenciadas baseadas no celular. Compraremos ingressos para cinema, teatro, futebol pelo celular. Alguém pode dizer que isso já existe, claro, com código de barra, mas e a compra por código enviado por SMS? Está chegando, calma!
Quando vamos planejar para uma marca, precisamos entender o perfil da marca e seus consumidores. Como agem, como interagem. As pessoas estão interagindo muito via celular e o smartphone é objeto de desejo. Nem tanto o iPhone, mas o Galaxy S, LG, Motorola, Blackberry… diversas marcas estão oferecendo smartphones cada vez mais potentes. O 4G, promessa de web mais rápida está chegando. O Brasil terá a tecnologia. As pessoas vão consumir mais mídia e conteúdo pelo celular. Mais rápido e em qualquer lugar.
E por que a sua marca ainda está fora do Mobile? Medo? Não sabe como fazer? Não entende o mercado? Simples, pesquise, pergunte, avalie, questione seu consumidor! Veja o que ele quer. Use o Google Analytics do seu site e veja as páginas mais visitadas. Começa ai uma estratégia mobile. Depois o relacionamento com seu consumidor vai fazer esse projeto crescer e com lucros!
Categoria: Cases
Estou alinhado em 100% sobre esta matéria, o boom do mobile commerce esta muito próximo, porem no dia a dia sinto uma resistência dos varejos a aderirem ao mobile commerce, o diretor do Wallmart, disse numa palestra que a conversão pelo mobile teve um crescimento de 600%, de 0,5 para 3% e hoje se fala entre 4 e 5%.
Como ultrapassar esta barreira de resistência do mercado e emplacar o Mobile como mais um canal de vendas e agregador nos canais existentes é nossa missão.
é uma conta simples, o ROI aponta a ferramenta se paga em curto período.
São poucas as empresas que tem este pensamento de vanguarda, e sair na frente significa fidelização.
Wilson Cunha
Gerente de novos negócio
Vewit
É cada vez maior o número de pessoas que possuem smartphones, e além da possibilidade de interação que ele oferece, é ele que está nas mãos do consumidor num momento de compra, por isso, é usado também para fazer pequenas pesquisas de preços, características dentre outros em meio aos produtos e empresas concorrentes. Está dando um tiro no pé aquele que não vê nos sites mobile uma oportunidade de negócio.
É um mercado promissor, e por isso, já existem muitas empresas criando essas soluções mobile por aí, uma delas é a Digital Create, que desenvolve desde aplicativos para tablets até sites totalmente pensados para celulares smartphones. Vejam: digitalcreate.com.br/sites-mobile
Abraço a todos!
Com o potencial de crescimento não mensurável ainda, o mobile marketing deve ser encarado não mais como tendência e sim em uma realidade.