Vendendo Mais em sua Região através do E-commerce
Muito se fala a respeito de vender pela internet e que com isso será possível alcançar um mercado maior de possíveis consumidores. Só que a provável conseqüência dessa alavanca será que a estrutura deverá estar preparada para esse aumento de demanda, porque caso contrário, a falta de preparação gerará um péssimo negócio e todo o esforço empregado para atingir esses novos clientes será perdido.
Porém muitos se esquecem que também é possível desenvolver um mercado local através da utilização do canal de internet ou o meio eletrônico. Pensamos bem, a grande maioria dos lojistas que estão entrando no mundo do comércio eletrônico não são grandes varejistas, ou seja, contem algumas unidades de vendas físicas e logística também limitada. E o seu foco de atuação é regional.
E como já dito em outro texto, é uma enorme vantagem e diferencial conseguir oferecer frete grátis e agilidade na entrega acima da expectativa de mercado. A loja virtual poderá oferecer um serviço diferenciado para o consumidor da região, usando a seguinte formula.
“Quando um consumidor for identificado que faz parte de uma região pré-determinada, a loja poderá oferecer um alerta dizendo que aquele determinado produto poderá ser adquirido isento de frete e que o mesmo será entregue até o final do dia se a compra for executada e aprovada até o meio dia, ou no dia seguinte no máximo.”
Com essa pequena alteração na forma de fechar negócios, muitas vezes compradores locais poderão reverter suas compras porque terão o abatimento do valor do frete no preço total da compra e mais ainda somado o tempo de entrega que será extremamente reduzido em vista aos outros concorrentes online que com certeza terão que oferecer prazos médios de dois a cinco dias úteis.
É muito importante trabalhar o mercado local, porque pode ser dele que venha o sustento e o lucro maximizado do seu negócio, visto que sua estrutura e despesas talvez possam se mantêr mais enxutas. Pensar macro por conta dos negócios na internet não isenta o comerciante de também pensar micro, ou seja, focar esforços para desenvolver o mercado local, porque uma região saudável e crescendo é sinal que todos que pertençam nela serão beneficiadas por este crescimento.
Categoria: Cases
Perfeito.
A internet é uma ferramenta ótima para estratégias de negócio locais.
São exemplos de ferramentas em destaque hoje que permitem às empresas tirarem máximo proveito da atuação local o FourSquare, o Facebook Places e os anúncios no Google Maps, além do próprio Google Adwords que permite direcionar seus anúncios para cidades específicas e em pouco tempo poderão ser direcionados para bairros e ruas.
Abraços
Muito boa dica. É o diferencial que os pequenos negócios podem oferecer ao venderem pela internet. Podem até usar de ferramentas de fidelização de clientes para obter compras repetidas dos clientes da região, caso ofereçam um serviço com excelência.
Essa é uma boa prática, mas para os pequenos tem os contratempos, de ser o atendente, o comprador, o chefe da expedição, o motoboy, ufaaaa.
Já para os médios, pode ser o início de um serviço agregado.