Como um domínio interfere no posicionamento em motores de busca
Da mesma maneira que a url de um post deve descrever o conteúdo do mesmo, o domínio principal deve descrever de maneira sucinta o conteúdo do site – se isso é bom para seus usuários, para as search engines essa afirmação também é válida. Para tanto, utilizar uma keyword, seu sinônimo ou até mesmo uma long-tail é essencial.
E é justamente por fornecer uma breve descrição do site que utilizar palavras-chave no domínio é uma técnica que auxilia, e muito, para um bom posicionamento do site para as palavras-chave utilizadas. Como uma placa de sinalização de trânsito, que não precisa de muitas palavras para dizer o que significa.
Em um post muito interessante, Ann Smarty (Search Engine Journal), faz algumas demonstrações de como um site com um domínio utilizando palavras-chave conseguiu posicionamento rapidamente para uma determinada query de pesquisa.
O Domínio perfeito já tem dono
Domínios com correspondência exata com palavras-chave e pesquisas geralmente não são tão fáceis de encontrar, pois a probabilidade de já terem um dono é muito grande.
Nesse caso, procure verificar se ele não está expirado ou se não está à venda. Quer saber como fazer isso? O Fábio Ricotta escreveu um post muito legal explicando como comprar domínios antigos ou expirados.
Mas, e você, já percebeu o efeito das palavras-chave no domínio de um site?
Não é necessário fazer estudos super complicados para perceber esse efeito. Alguma vez você fez alguma pesquisa no Google e o primeiro resultado foi um site com a url exatamente igual a sua query de pesquisa? Independente de sua resposta, comece a prestar atenção nos resultados das pesquisas que você faz – você vai perceber que esse tipo de resultado é bastante freqüente.