Google e Bing: a quem agradar?
A dominância da Google no mercado de buscas motivou grande parte dos profissionais de otimização de sites e de links patrocinados a formatar as estratégias de SEO (otimização de sites para buscadores) com vistas a ranquear bem em resultados de busca orgânica, e com base em volume de pesquisa por determinados termos cadastrados em sites como o Trends, também de propriedade da Google.
Na iminência da integração entre os serviços de pesquisa Bing e Yahoo!, essa realidade pode mudar. Pelo menos é o que deram a entender vários especialistas durante o Search Marketing Expo, evento que terminou na quarta-feira (9/6). Nele reuniram-se especialistas em fazer do ambiente de buscas o lugar em que se impulsionam os negócios de anunciantes.
O editor do Search Engine Blog e expert em busca Danny Sullivan alerta que a participação do Bing em volume de pesquisas na web deve chegar aos 30% em pouco tempo. A presidente e CEO do grupo SearchMojo, Janet Discroll Miller, deixou claro, enquanto discursava na segunda-feira (7/6), que “não adianta espernear. Daqui para frente viveremos em um mundo de dois players no mercado de busca, o Google e o Bing. É melhor os profissionais de SEO se acostumarem com essa realidade”.
Miller destacou que existem semelhanças entre os dois sistemas de busca, mas que o Bing trouxe novas oportunidades para o mercado de marketing de busca.
Flash indexável
Uma das dicas de Miller para os programadores de sites é criar conteúdo indexável para páginas desenvolvidas em Flash. Caso contrário, esses endereços serão ignorado pelos mecanismos de busca.
O Bing apresenta alguns avanços em sua maneira de mostrar os resultados. Um deles é a exibição de um preview do conteúdo da página ao posicionar o ponteiro do mouse sobre o link. Em um artigo publicado na segunda-feira (7/6), o executivo do Live Search (antecessor do Bing), Stefan Weitz, destacou o poder que o Bing supostamente tem em interpretar o sentido do que o internauta busca.
Esses dois são muito exigentes na hora de se adicionar uma url nova. Um fim de semana inteiro dedicado a tentar conseguir bons resultados nos principais buscadores. http://www.modabalada.com.br