Comunidades Virtuais

| 27/10/2009 - 16:51 PM | Comentários (0)

As comunidades virtuais, ou marketplaces, são criadas com o objetivo de reunir entidades com interesses comuns de um ou mais segmentos visando transacionar produtos e serviços. É o caso, por exemplo, do mercado eletrônico, que reúne cerca de 20 mil empresas de diversos segmentos Internet permite a comunicação bidirecional, as comunidades aceleram e ampliam a comunicação entre os consumidores. Existem inclusive sites que publicam informações pejorativas de determinadas marcas que só fazem contribuir para o seu declínio.

Quem não se lembra do drama vivido pela Intel, em 1994, quando o processador Pentium apresentou um bug, aparentemente sem importância, mas que se transformou em um desastre de relações públicas, em especial devido à difusão de informações na Internet ?

As corporações estão cientes da elevada influência que as comunidades eletrônicas podem exercer no mercado. Na tentativa de manifestar alguma influência neste fenômeno, algumas empresas estão trabalhando, sozinhos, ou em associação com parceiros, para criar comunidades próprias on-line. Dessa maneira, tais comunidades poderão ser monitoradas de perto permitindo a correção dos rumos quando necessário.

Estes espaços virtuais que reúnem compradores e fornecedores de diversos portes, objetivam permitir que os compradores possam adquirir insumos, matérias-primas e acessórios pelo menor preço. Em contrapartida, os fornecedores obteriam lucros com a desova dos estoques de forma ágil, permitindo auferir lucros em escala.

Existem várias iniciativas correndo em paralelo, como é o caso da Souza Cruz e Ambev, que criou o portal de compras de MRO (Manutenção Reparos e Operações) Agrega (www.agrega.com.br). O objetivo é realizar compras compartilhadas de materiais e serviços que não estão envolvidos diretamente no processo produtivo das duas empresas. A estratégia é fazer com que os fornecedores vendam suas mercadorias por preços inferiores aos praticados pelo mercado atraídos pelo alto volume de compras das empresas.

O principal atrativo para uma empresa participar de um e-marketplace independente é a redução de custos para o comprador, não implicando na prestacao de um novo serviço. Por outro lado, esta intermediação pode representar o enfraquecimento da parceria entre um grande comprador e um fornecedor, por isso merece ser muito bem estudada antes de se optar por um serviço desta natureza.

O surgimento das comunidades virtuais representa uma ameaça às marcas. Tradicionalmente, a imagem da marca é criada através da propaganda em meios convencionais, das promo,coes de vendas e de marketing direto, que não têm a interação direta com o consumidor.

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Categoria: Artigos

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