Usuários de mídias sociais colaboram com empresas para melhorá-las

| 02/10/2012 - 15:53 PM | Comentários (0)

64% dos seguidores de empresas em mídias sociais, localizados em 19 países ao redor do planeta, afirmam que o principal motivo para colaborar com um comerciante é para ajudá-lo a melhorar um produto ou serviço existente, enquanto outros 64% esperam contribuir para aperfeiçoar o serviço de atendimento ao cliente, segundo um estudo feito pela InSites Consulting.

Outros aspectos, que levam os usuários de canais sociais a colaborarem com uma empresa, são o desenvolvimento de um novo produto ou serviço (59%), atribuir um feedback sobre suas estratégias gerais (52%), ou sobre um comunicado de mercado ( 51%). Ajudar a melhorar uma campanha publicitária existente (46%), e no desenvolvimento de uma nova (45%), também são motivos que levam grande parte dos consumidores a expressar sua opinião para marcas e empresas.

Os usuários de mídias sociais, que estão dispostos a ajudar os comerciantes, geralmente preferem usar os canais online do que os offline. Curiosamente, porém, a mídia social não é o seu meio preferido. 66% dos entrevistados preferem ajudar uma empresa através de e-mails, à frente dos que citaram as mídias sociais (44%), comunidades (33%), chat online (24%), blogs (17%) e SMS (16%). Contato presencial foi o método mais popular entre os canais offline (26%), superior aos que preferem cartas (23%) e telefones fixos (13%).

Independente do canal, as empresas que fomentam a colaboração de seus clientes estão colhendo resultados positivos. Segundo uma pesquisa global realizada pela Cint, em janeiro de 2012, 62% dos consumidores afirmaram que se tornariam mais inclinados a comprar de um varejista caso este pedisse a sua opinião em pesquisas de mercado. Além disso, 56% dos entrevistados disseram que seriam mais leais à marca após participar desse tipo levantamento, em comparação com apenas 24% que negam ser influenciados. Por outro lado, segundo informações da pesquisa, 77% dos inquiridos acreditam que as empresas precisam tomar alguma atitude após coletar os seus dados.

Tags: , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.