Unsourcing – Como alavancar vendas e agradar seu consumidor?
Unsourcing é o conceito derivado do Social Commerce, que nasceu da própria necessidade dos usuários de receberem respostas rápidas das suas dúvidas, reclamações e pedidos dentro dos 0800 das empresas, que se preocupam muito em vender, mas com um péssimo atendimento de pós- venda.
Trata-se de uma tendência de criação de comunidades on-line destinada a incentivar o suporte direto entre usuários, e pode-se dar através de um blog, de um fórum criado pela empresa ou pelas redes sociais, como o Facebook ou Twitter.
Comunidades unsourcing permitem aos clientes fazerem perguntas sobre os produtos e serviços de alguma empresa e receber respostas por parte de outros usuários que passaram por experiências parecidas. Ultimamente o unsorcing tem sido apontado como a mídia do futuro do suporte ao cliente, mas como o futuro passa rápido e em matéria de tecnologia nada substitui nada para sempre, tenho a visão de que é mais um canal de comunicação empresa x cliente, que independente do apoio de algumas empresas já tem funcionado entre grande parte dos consumidores on-line.
É o usuário ajudando o usuário de forma mais rápida que os próprios fabricantes, mas se os lojistas do e-commerce apostarem nesse tipo de comunicação e criarem fóruns específicos de compartilhamento de informações de produtos, de uma maneira oficial e com sua marca, sem dúvida diminuirão a carga de seu CRM.
Além disso, se as empresas que operam no comércio eletrônico souberem aproveitar as inúmeras sugestões dos consumidores, poderão até promover a melhora de seus produtos e aprimorar a forma de se comunicar com eles! Experimentem e bons negócios!
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