Métricas para acompanhar a conversão de seu e-commerce

| 24/01/2017 - 18:09 PM | Comentários (0)

O sucesso de qualquer negócio digital, ligado a vendas, depende de  um acompanhamento criterioso, detalhado, com todas as  informações e dados estatísticos para que o empreendedor saiba  em que pé está o seu negócio.

Existem algumas métricas para acompanhar a conversão de seu e-commerce que não podem ser ignoradas, como, por exemplo, a taxa de conversão, que indica o desempenho das vendas feitas pela internet.

O cálculo da taxa de conversão é bastante simples: basta medir a

quantidade de vendas, multiplicar por 100 e dividir o resultado pelo  número de visitantes únicos da loja virtual. O resultado é um  percentual, indicando a taxa de conversão. No caso de haver 1000  visitas diárias e se houver 50 vendas no dia, essa taxa será de 5%.

Além da taxa de conversão, existem outras métricas para acompanhar a conversão de seu e-commerce que são essenciais para fazer o levantamento do seu empreendimento, podendo ter condições de tomar decisões mais direcionadas sobre os investimentos que devem ser feitos.

Saiba mais nesse vídeo: https://youtu.be/3eyzf1mlVGc

Veja algumas delas:

Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

Para que uma loja virtual seja conhecida, visitada e começar a  vender, é necessário investir em marketing, através das diversas  ferramentas, como: e-mail marketing, posts pagos no Facebook,  Google AdWords e outros, e todas essas ferramentas possuem um  custo, embora um e-mail, por exemplo, só tenha o custo do tempo e  do uso da internet. No entanto, todo e qualquer custo deve ser  considerado.

O CAC é uma ferramenta utilizada para calcular o quanto é  necessário gastar para que um cliente visite a loja virtual e faça uma  compra. É uma métrica que permite também saber quais são as  técnicas que estão trazendo mais resultado, e onde o  empreendedor irá saber o que precisa melhorar e as que devem ser  eliminadas, já que não funcionam.

O cálculo é bastante simples: basta somar todos os custos com  prospecção com clientes e dividir pelo número de vendas  efetivamente feitas.

Abandono de carrinho na loja virtual

Até mesmo num supermercado um carrinho abandonado é  preocupante: demonstra que uma pessoa pretendia fazer uma  compra e, por um motivo ou outro, acabou indo embora sem  efetivá-la.

Na loja virtual, um carrinho abandonado é ainda mais,  uma vez que o visitante colocou itens no carrinho de compras,  mostrando sua intenção em adquirir um produto ou mais e que, por  qualquer motivo, desistiu.

O empresário digital deve procurar saber o motivo da desistência e  procurar sanar o problema, que tanto pode ser pelo valor do frete  quanto pelo prazo de entrega. Existem meios de saber mais a fundo  e corrigir esses problemas.

Veja também nesse vídeo: https://youtu.be/6LCFAo4J7Bk

Tíquete Médio

O cálculo do tíquete médio nos mostra a média do preço total de  vendas, além do volume de receita que uma loja virtual pode gerar.  Por essa métrica, ficamos sabendo se todo o processo de venda  está valendo a pena, juntando a prospecção, o preço do produto, os  valores de entrega, entre outros.

Um dos pontos que deve ser analisado é quando há compras com  valores muito baixos, o que significa que não valeu a pena todo o  trabalho de divulgação e de prospecção. Nesse caso, é preciso  encontrar estratégias para fazer com que os visitantes e usuários  comprem mais.

O tíquete médio é calculado pelo valor total das vendas num  determinado período, que pode ser diário, semanal ou mensal, por  exemplo, dividido pelo número de vendas nesse período.

Rentabilidade do produto

A rentabilidade do produto vai mostrar quais são os produtos mais  procurados e que são o que podemos chamar de âncoras do  negócio. Conhecendo esses produtos, é mais fácil destacá-los na  home page da loja virtual, nas campanhas com links patrocinados e  nos itens relacionados.

O objetivo desta métrica é aproveitar o sucesso do produto para vender não apenas ele, mas para atrair o cliente para outros. Você pode verificar essa métrica através do Google Analytics, em Conversões>Comércio Eletrônico>

Desempenho de produto.

Taxa de rejeição

Em todas as lojas virtuais ocorrem casos de clientes que compram  apenas uma vez e não retornam nunca mais e essa métrica pode  ser vista através da taxa de rejeição. Veja como funciona: se a  rotatividade apresentar um refugo de 80 a cada 100 pessoas, isso  quer dizer que 80% dos visitantes não voltam a comprar em seu  site.

Essa métrica serve para o empreendedor digitar buscar novas  ações para fidelização dos clientes, fazendo promoções ou encontrando alternativas para atraí-los e mantê-los como clientes.

Número de visitantes

Uma coisa é certa: quanto mais visitantes tiver sua loja, maior é a  possibilidade de aumentar as vendas. Os números de visitantes  podem ser vistos nas ferramentas que monitoram o tráfego, como o  Google Analytics, a mais popular entre elas.

Essa é uma excelente métrica para saber os resultados das ações  de marketing, podendo verificar se há algo errado nos preços, no  layout da loja, nas imagens ou nas informações, além de outros  pontos que podem se apresentar como problema para seu e-  commerce. É preciso notar que, quando muitos visitantes aparecem  na loja e as vendas são poucas, algo está errado.

Margem de lucro por produto

A margem de lucro de cada tipo de produto é importante para o  sucesso financeiro do empreendimento. Se sua margem de lucro  está baixa, é preciso analisar seus preços, verificar como estão  sendo praticados pela concorrência e, se for o caso, aumentar os  valores ou, de outra forma, priorizar os produtos que trazem mais  resultado.

Índice de reclamações

Fique atento ao número de reclamações de seus clientes, já que  esse índice provoca impactos diretos nas suas vendas. O primeiro e  mais importante passo para que um e-commerce dê resultado é  conquistar a confiança dos clientes, principalmente porque a maior  parte deles confere a reputação da loja antes de fazer a compra.

O índice de reclamações pode ser visto em sites como o Reclame  Aqui, mas você também pode fazer isso dividindo o número de  reclamações pelo número total de visitas. Se o resultado for grande,  procure avaliar o que está sendo feito de errado e onde está a falha,  para buscar meios de corrigir.

Conclusão

Verificando o seu negócio através dessas métricas para  acompanhar a conversão de seu e-commerce de forma  constante, você poderá corrigir a maior parte das falhas e melhorar  o desempenho de sua loja virtual, gerando mais vendas e conseguindo maior lucratividade. A maior parte das plataformas de e-commerce já oferece grande parte desses controles e, se você quer ter sucesso, deve procurar o melhor para o seu negócio virtual.

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Categoria: Dicas

Sobre Marcio Eugênio: Marcio Eugênio é especialista em e-commerce. É também colunista em diversos portais relacionados ao comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com uma vasta experiência em vendas online. Ver mais artigos deste autor.

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