Entenda o mercado de mídias sociais
Quem quiser entrar para o mercado de trabalho em redes sociais, encontra várias propostas na internet brasileira. Se, por enquanto, a maioria dessas vagas costuma pedir por “Pessoas com experiência em mídias sociais” e, normalmente, descreve o cargo com redator júnior e assistente, é porque ainda não existe um caminho, uma certeza de como converter em receita os serviços prestados. O fato de não ser possível, ainda, presumir lucros, se mescla à necessidade de apresentar no portfólio das empresas de comunicação, o item redes ou mídias sociais. Não raramente isso acontece porque o cliente quer, precisa ou simplesmente é curioso e ouviu falar que redes sociais podem ajudar o negócio a ganhar clientes e a tornar a marca mais conhecida.
É problemático procurar por pessoas com experiência em redes sociais e profissionais “júnior” ou assistentes. Por um lado, essa descrição denota uma renumeração inferior, e por outro, a inexistência de planos de ação e estratégias.
E qual é o perfil procurado?
“Perfil determinado é mais importante que formação”, afirma Paola Zingmann, enquanto fala para a audiência do SearchLabs10, que aconteceu entre os dias 28 e 29 de julho de 2010, em São Paulo. O profissional deve ser curioso, ir atrás das coisas, ser pró-ativo e saber explicar seus pontos. É mais desejado do que entender de programação e ter na cabeça todos os códigos HTML, CSS e Javascript. Saber dessas coisas e não saber preparar um documento, como um relatório, é altamente indesejado. “Sempre apostei em pessoas com bom perfil e procuro educa-los”, finaliza a executiva.
Área de conteúdo
Antes de mais nada, é importante que o candidato seja usuário e que esteja inserido no universo das redes sociais. Não precisa saber diferenças nas configurações de segurança entre o Orkut, Facebook e LinkedIn assim, na ponta da língua. Mas é obrigado a conhecer bem como funciona cada rede e qual o foco e o perfil das pessoas com contas nesses sites. É preciso saber escrever de maneira objetiva e prestar atenção no vocabulário dos leitores.
Ainda existe um bom mercado de trabalho aqui no Brasil para esses profissionais, mas, aos poucos, está diminuindo. O mercado de gente que “escreve para a internet” é violento, cada vez mais os preços por esses serviços caem e, junto com os preços, a qualidade. Mitos de textos sucintos e keyword stuffing vagam nas cabeças dos “webghostwriters”.
Hard web user
Não,não é o nome de uma banda gótica de web-trash-metal, e sim, o nome dado a quem tem bastante intimidade com a internet. Aquela pessoa que vê um link, encosta o mouse nele e observa para onde o caminho aponta, antes de sair clicando e ir parar em alguma página sensacional de promoções ou de popups com “Você é o visitante número 1.000.000 – acredite, não é golpe”.
SEO
Quanto mais souber, melhor. Mas, não pode e não deve ser viciado em conversão e números puros. É legal saber sobre questões ligadas a linkbulding (tipo de trabalho de RP de sites), linkbais (formatos mais atraentes para gerar clique e espalhar links), têxto-âncora e sobre aquelas melhorias fundamentais na estrutrura de uma página. Por ser uma área que requer conhecimentos técnicos, deve ser alguém que possa sentar na frente de equipes de TI e explicar quais são as melhores práticas e informações técnicas. Nesse caso, é desejado um profissional com perfil altamente especializado.
Perfil business
Reunir algumas das características citadas acima é uma largo passo em direção ao sonhado emprego na área de social media. Mas, de nada vai adiantar, se o candidato não souber como isso pode trazer negócios. Esse profissional deve transitar com intimidade nas esferas técnicas e de produção de conteúdo, sem ser PhD em nenhum deles. Poder de decisão e muita tarimba em relações interpessoais são indispensáveis. Normalmente, esse perfil é ideal para gerentes de projetos.
Idiomas
Saiba. Quanto mais, melhor. Inglês? Imprescindível. Espanhol? Dependendo da empresa, é mais importante que o inglês. Alemão? Ja! (sim).
Gente
Mas, antes de mais nada, seja user – gente – pessoa normal que senta na frente do computador e quer encontrar o que procura. Se você é como Neo, da Matrix, que enxerga o código de tudo, deixou de ser humano, deixou de ser interessante.
Case
Para se ter uma idéia, Paola Zingmann foi incumbida de montar a equipe de SEO da Media Contacts. Eis os perfis e as ocupações anteriores de quem se uniu a ela:
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