Redes sociais impulsionam o mercado de games
Uma em cada cinco pessoas com seis anos ou mais já jogou algum game vinculado a alguma rede social nos últimos três meses. Ao mesmo tempo, entretanto, essas pessoas gastam menos com games em geral, aponta um levantamento do NPD Group.
No total, 56,8 milhões de norte-americanos já experimentaram algum game em mídias sociais nos últimos 90 dias, um número significante para uma atividade relativamente recente, aponta a empresa de pesquisa. Desse total, 35% são novos usuários de games, ou seja, nunca acessaram um jogo antes de ingressar em uma rede social.
Mulheres e pessoas mais velhas são mais identificadas como novas jogadoras, aponta o estudo. De forma geral, entretanto, os participantes de jogos em redes sociais estão divididos, sendo 47% masculino e 53% feminino.
O importante deste relatório, no entanto, é a amostra do impacto que os games de redes sociais tem causado no tempo gasto com outros tipos de jogos, bem como o dinheiro usado para compra de games em geral.
“Com mais pessoas inseridas neste universo de games em redes sociais, a indústria de jogos irá sentir – e terá que se ajustar – o impacto”, avalia Anita Frazier, analista do NPD, em comunicado.
Um em cada dez jogadores de redes sociais paga para participar desses games e 11% diz que, no futuro, pode fazer compras. Ao mesmo tempo, essas pessoas relataram que reduziram em 20% dos gastos com outros games desde que passaram a interagir neste novo segmento.
O impacto no longo prazo na indústria como um todo ainda não está claro. Ao avaliar o desempenho do setor games em julho, o NPD aponta que as vendas de hardware, software e acessórios caíram 1% em relação ao mesmo mês do ano passado, totalizando US$ 846,5 milhões. Trata-se da décima queda nos últimos 13 meses.
Mas, se os jogos em redes sociais se converterem em grande parte da indústria, os desenvolvedores terão que enfrentar alguns obstáculos.
“Os jogadores andam frustrados com lentidão e desempenho”, aponta Anita. “Esse tipo de jogo precisará continuar envolvendo se esperam segurar a audiência e incentivar o gasto de dinheiro nesses ambientes.”