Entrevista sobre SEO para e-commerce com Erick Formaggio

O Erick Formaggio é gerente de SEO e SMM da Cadastra. Além de consultor em engenharia web e SEM, Erick também é colunista do portal SEM Brasil e autor do livro intitulado “SEO – Aplicando Técnicas de Otimização” .

Porque o SEO é tão importante para um empreendimento virtual?

Erick Formaggio: Quando se fala em SEO, fala-se também sobre recuperação de informação. Recuperar informação através da internet é uma atividade tão comum quanto a recuperação de informação em bibliotecas a partir do século XVI. A diferença é que no nosso século as pessoas utilizam a internet para encontrar informações, comprar produtos, sendo assim, estar visível a essa busca é a diferença entre vender ou não (seja um produto, serviço ou mesmo informação).

O SEO, ajuda com que um website melhore seu conteúdo, popularidade e itens técnicos para que este tenha uma qualidade superior a dos seus concorrentes e dessa forma figure nos resultados de busca por palavras-chave importantes.

Quanto tempo precisa para um projeto em SEO dar seus primeiros resultados?

Erick Formaggio: Depende de qual resultado é esperado. Diferentes níveis de resultados são esperados por stakeholders de diferentes áreas. E quando se fala em resultado para SEO é preciso considerar o nível de interesse do cliente, complexidade das alterações/melhorias, dentre outros fatores. Fica difícil analisar prazos sem essas informações. No entanto, para um projeto de SEO completo que contempla estratégias onpage e offpage (considerando disponibilidade total do cliente para as implementações), em torno de três meses os resultados começarão a aparecer.

Existe alguma vantagem do SEO sobre os links patrocinados?

Erick Formaggio: Creio que não é a forma certa de pensar. Trata-se de estratégia, de objetivo. SEO é um trabalho para se perceber os resultados financeiros no médio e longo prazo. Se você tem pouco dinheiro e precisa de retorno rápido talvez seja mais interessante investir primeiro em uma campanha de links patrocinados. Se você tem um budget razoável para investir, faça os dois, afinal, um complementa o outro.

Muitos lojistas virtuais reclamam que seus produtos/empresa tem sua imagem comprometida por sites que aceitam reclamações de usuários. É possível fazer algo que reverta isso?

Erick Formaggio: Sim, primeiramente os lojistas precisam resolver os problemas internos que geram essas reclamações. A internet deu um poder relevante ao consumidor e este vai continuar reclamando em sites de redes sociais, fórum e sites especializados se os problemas internos da empresa não forem resolvidos. Perceba que a maioria dos problemas são relacionados com atendimento e suporte não adequado. Estratégias de SERP Domination, não vão ajudar a empresa se o foco do problema não foi resolvido. É preciso entender que se trata de um caminho que não há volta, e os maiores erros que tenho identificado são gerados nos planejamentos estratégicos das empresas que não consideram bons planejamentos de comunicação.

Inside Banner Mandaê

As plataformas de comércio eletrônico, assim como seu provedor de hospedagem, influenciam no posicionamento das lojas virtuais nos motores de busca?

Erick Formaggio: É algo que deve ser analisado. Se você hospeda seu site em um provedor que tem uma taxa de indisponibilidade de serviço, isso certamente vai te prejudicar não somente em posicionamento nos mecanismos de busca, mas em outras coisas também.

Plataformas sem uma boa estruturação e engessadas em alterações podem sim prejudicar o trabalho.

Existem estimativas de crescimento para o mercado de SEO aqui no Brasil? E como esse mercado se compara aos demais países do mundo.

Erick Formaggio: O mercado de SEO tem crescido muito e continuará crescendo e terá cada vez mais uma integração com o mercado de SMM.

Em relação ao mercado exterior, até pouco tempo estávamos bem atrasados, no entanto, temos um número de profissionais e empresas muito competentes no Brasil e acredito que hoje já estamos na mesma linha de desenvolvimento.

Que tipos de perguntas o lojista virtual deveria fazer ao especialista em SEO antes de contratá-lo?

Erick Formaggio: Tempo de experiência na área, se o especialista já trabalhou em projetos do nicho relacionado ao site, quais serão as entregas, qual a metodologia utilizada no projeto e a mão de obra necessária para a execução. Outras perguntas podem ser feitas, mas creio que essas são as mais básicas.

Para entrar em contato com Erick Formaggio Clique Aqui

Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
E-Goi
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e Design
Web Jump
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
Trezo
E-Commerce Logística
Softvar
World Pay
Tray
Socialrocket
Mandaê
E-completo
Braspag
Precode
Adena
Loja Integrada
Arroba
Alfa ERP
 

2 COMENTÁRIOS

  1. Hoje em dia qualquer site precisa ter uma estratégia de SEO. Acho que a forma mais efetiva e barata de aumentar acesso ao seu site é via motores de busca como o Google.

    Ótimo Post
    Obrigado.

  2. Até bem pouco tempo atras não sabíamos NADA sobre SEO. Aos poucos fomos interagindo, pesquisando, etc. E graças a artigos como esse, nós ajuda a organizar a casa e alcançar uma ótima posição nos mecanismos de busca

    http://www.topsbrasilia.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here