Principais fatores que desestimulam as compras online

| 14/11/2009 - 17:10 PM | Comentários (0)

A revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios divulgou uma pesquisa sobre os motivos que mais influenciam os clientes de lojas virtuais, induzindo-os a desistir de efetuar as compras online.

A pesquisa foi realizada pela Exceda (consultoria que fornece soluções em e-commerce) e entrevistou 1.084 compradores acima de 18 anos.

Segundo a conclusão da pesquisa, os usuários estão cada vez mais exigentes nas compras pela internet. Em geral, o que os consumidores mais exigem da loja virtual é facilidade de navegação e alta performance.

Entre os principais fatores que motivam a desistência, segundo a pesquisa, estão:

1) Se a página demorar mais de dois segundos para baixar os arquivos, 47% dos entrevistados dizem que podem desistir de navegar no site. O percentual fica ainda maior quando a compra é efetuada por consumidores que gastam mais de US$ 1.500: 52% deles mantêm lealdade ao site caso o download seja inferior a 2 segundos.

2) Performance lenta do site causa insatisfação e abandono do mesmo pelos internautas. Um terço dos compradores que abandonaram uma recente compra pela web apontaram estar insatisfeitos com a pemrforance do site de vendas.

3) Performance baixa determina queda nas vendas e o impacto vai além da internet, podendo atingir as lojas físicas. 79% dos compradores virtuais que ficaram insatisfeitos ao visitar um site de varejo estão dispostos a nunca mais entrar novamente neste endereço para comprar. Além disso, 46% desenvolveram uma percepção negativa da companhia e 44% deles diriam para os amigos e para a família sobre a decepção na hora da compra. Para 87% deles, o impacto de uma compra pela internet afeta também a compra na loja física.

4) O celular vem surgindo como alternativa, mas a performance é a chave para aderir ao novo canal. 16% dos entrevistados compram via celular ou smartphones, mas 27% deles acreditam que a conexão é muito lenta. Um terço dos 1.048 entrevistados disse que gostaria de usar o celular como canal de compras no futuro.

A pesquisa da empresa internacional Huawei mostra que o número de usuários de banda larga móvel deve aumentar um milhão até o fim de 2009, totalizando 5,9 milhões de pessoas conectadas no Brasil. Em 2011, a expectativa é de que este tipo de conexão ultrapasse a banda larga fixa.

Outro levantamento, do Pyramid Research, uma empresa internacional de pesquisas em telecomunicação, aponta que o número de telefones com rede de dados para acesso à internet, os chamados smartphones, terão um aumento de 600% nas vendas até 2014.

Na comparação com o mesmo estudo feito pela consultoria em 2006, em geral, os compradores estão mais satisfeitos agora do que há três anos. A dica dos especialistas para vender mais é testar frequentemente a performance do site, montar uma página fácil de navegar e ficar sempre de olho no desempenho, antes que os problemas fiquem grandes demais e afetem as vendas.

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Categoria: Artigos

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