Falta de segurança e complexidade no checkout são os maiores entraves ao m-commerce
O uso de smartphones e tablets para acesso à internet cresce a cada ano, e com ele, o volume de vendas realizadas pelo m-commerce. De acordo com um estudo realizado pela Harrys Interactive, aproximadamente sete em cada dez consumidores estadunidenses tentaram realizar compras através de seus dispositivos móveis, indicando uma alta adesão ao comércio móvel. No entanto, dois terços deste grupo relataram ter abandonado as compras devido a problemas na finalização do processo. Comumente, 51% dos entrevistados disseram não se sentir confortáveis ao dar informações de seus cartões de crédito, enquanto 47% apontaram o processo de finalização de compra pela sua demora excessiva, ou pela dificuldade de realizar a compra através de seu aparelho.
Essa insatisfação é reforçada por outro estudo, dessa vez, realizado pela Motricity no final de 2011, o qual apontou a falta de segurança e de usabilidade como os principais fatores que impedem as compras através de aparelhos celulares.
Enquanto isso, uma pesquisa realizada recentemente pelo Redwood Software relatou que 49% dos norte-americanos entrevistados, e, 66% dos britânicos, abandonaram as compras on-line devido à excessiva demora do processo. Enquanto, 48%, nos EUA e 61% no Reino Unido, desistiram das compras devido ao processo ser muito complicado.
Ainda de acordo com o relatório da Jumio, os homens são 20% mais propensos que as mulheres a tentar realizar compras por meio dos seus aparelhos portáteis, – 74% frente a 62% -, sendo a maioria deles (86%) com idades entre 18 e 34 anos.
O levantamento mostra ainda o quesito segurança preocupa mais as mulheres (56%) do que os homens (47%). Usuários com acima de 55 anos de idade, também se mostraram mais propensos a preocupar-se em fornecer suas informações de cartão de crédito, do que o grupo entre 18 e 34 anos de idade, com 62% e 45%, respectivamente.
Categoria: Pesquisas
Site mobile, M-Commerce
Uma das coisas que temos que pensar quando elaboramos um site mobile é que o público que estamos acessando tem telas e teclados pequenos, uns muito pequeno.
Para transmitir confiança ao cliente é lembrando-o que ele navega por site seguro, fazer o cadastro em banco de dados único, ou seja os dados cadastrado no PC esteja disponível para o smartphone e vice versa.
Reduzir o número de cliques e trazer dados que facilitem o fechamento são diferenciais importantes.
Quando o produto é de compra recorrente ofereça ao cliente a facilidade de deixar o carrinho pronto, bastando confirmar, se for a primeira compra, além de mostrar que o site é seguro, faça a venda com poucos cliques, vá criando o cadastro deste clientes de passo a passo, primeiro só o básico para o faturamento e entrega, a partir dai crie o seu CRM; mostre que do outro lado da plataforma também tem gente, torne a compra mais amigável, dê possibilidade de troca sem custo e lembre-o da lei do consumidor dizendo que pode devolver o produto em até 7 dias se possível ofereça um plus.
Nós da Viewit Mobile sempre acreditamos que o mobile é um novo canal de vendas, mas vai ganhar quem alem de criar este canal de vendas que é o mobile oferecer as facilidades e diferencias que justifique o sim do cliente.
Wilson Cunha
Penso que a experiência do usuário no dia a dia é de suma importância para o aprimoramento das ferramentas de finalização de compra.