Na avaliação de prós e contras em investir em SEO, resultado é uma goleada

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Depois de tantos anos atuando na área, presenciando como produtos, marcas e soluções surgidos do nada se transformaram rapidamente em potências em seus segmentos investindo em marketing digital, ainda me impressiona como muitas empresas ainda subestimam o poder dessa forma de publicidade para alavancar seus negócios. E, dentre as diversas ações, ferramentas e recursos do marketing digital, talvez a mais negligenciada seja justamente a mais básica e fundamental, a otimização do site para os mecanismos de busca (SEO).

Em nosso trabalho de consultoria, em que analisamos dezenas de sites institucionais e de e-commerce mensalmente, impressiona que a grande maioria não preencha os mínimos requisitos técnicos para aparecer bem posicionada nas pesquisas do Google. Além do desconhecimento, fico mais surpreso ainda com o certo desprezo com que muitos empresários, e até executivos de marketing, nutrem pelo SEO. Recentemente ouvi do dono de uma agência de turismo inclusive que SEO e qualquer investimento no Google e mecanismos de busca não valia a pena.

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Uma pena para eles que pensem assim. Uma grande oportunidade para os concorrentes, assim como empresas de outros segmentos, para promover seus negócios em uma das maiores vitrines da internet no Brasil e no mundo.

Se você ainda tem dúvidas, reunimos aqui 7 motivos pelos quais vale a pena investir na otimização do seu site.

  1. Visibilidade: Pesquisa recente realizada a partir de 100 milhões de visitas a sites brasileiros constatou que 32% do tráfego é proveniente dos buscadores. Avalie o seu site: se 3 em cada 10 visitantes não estiver vindo do Google, você está perdendo esse potencial para gerar negócios.
  2. Credibilidade: Estar posicionado na primeira página do Google transforma sua empresa em uma referência nas pesquisas de palavras-chave relacionadas a seus produtos, soluções e serviços. É um fator que confere credibilidade à sua marca.
  3. Vantagem sobre a concorrência: O SEO oferece uma grande oportunidade para empresas aparecerem na frente de concorrentes maiores (e até dos líderes de mercado) que não invistam nas buscas do Google.
  4. Tráfego qualificado: Um trabalho de SEO bem feito melhora o posicionamento do site nas buscas de palavras-chave relevantes, ou seja, as utilizadas pelas pessoas que realmente estejam procurando seus produtos e serviços.
  5. Custo-Benefício: O SEO é uma das ações que apresentam melhor relação custo-benefício quando comparado a outras iniciativas de marketing digital. Apresenta também grande sinergia com campanhas no Google Adwords, o que contribui para melhorar a produtividade dos anúncios ou até mesmo reduzir as verbas de mídia.
  6. Inteligência de mercado: As métricas de avaliação do SEO servem como importante referência para avaliar demanda de mercado (quantidade de buscas de palavras-chave), concorrência (posicionamento nas pesquisas) e interesses dos clientes em potencial (visitas ao site, tempo de navegação, produtos e serviços mais procurados, etc.).
  7. Fortalecimento da marca: Ao contrário de outras ações envolvendo anúncios, os maiores investimentos necessários para o SEO estão relacionados à produção de conteúdo (descrição de produtos, e-books, vídeos, infográficos), o que acaba se revertendo em benefício para a própria empresa por serem duradouros e servirem de referência para a marca.

É claro que nem tudo são maravilhas, os resultados não vem de graça. O trabalho de SEO é amplo, envolvendo desde a programação até conteúdos (textos, imagens, vídeos) e arquitetura da informação (estrutura como as informações estão dispostas no site). É dinâmico, pois periodicamente o Google faz alterações no “peso” das regras utilizadas para estabelecer o posicionamento dos sites. E relativamente demorado, pois as atualizações em todos os aspectos necessários levam tempo e os resultados efetivos dependem da indexação do Google e só podem ser avaliados com um mínimo de 3 meses de trabalho. Mas somados os pontos pró e os contratempos inevitáveis, o saldo final em favor do SEO, é 7×3 ainda uma goleada!

Jornalista de formação, com pós-graduação em comunicação com o mercado pela ESPM. Foi repórter, editor de revistas técnicas e de negócios, assessor de imprensa, sócio de agência de comunicação empresarial e hoje é sócio da agência Clínica Marketing Digital (www.clinicamarketing8ps.com.br).
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