Blogs são fundamentais para o e-commerce moderno

| 12/04/2012 - 10:21 AM | Comentários (4)

Faz muito tempo que eu prego em todos os cursos e palestras que participo sobre a importância de uma loja virtual ter um blog. Essa visão para mim é cada vez mais clara levando-se em consideração a filosofia moderna de marketing, que passa muito mais pelo marketing de relacionamento do que pelo marketing de display. Ser um agente da construção do processo de decisão de compra é cada vez mais importante no marketing moderno.

Na estratégia que costumo usar para marketing de lojas virtuais utilizando um blog, tenho dois objetivos distintos. O primeiro é transformar o blog da loja em uma referência no segmento em que ela atua, o segundo é usar o blog como ferramenta complementar a estratégia de SEO – Otimização de sites para ferramentas de busca. Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais, quando falo em marketing, coloco sempre o blog como figura central da estratégia.

Criando uma referência

No primeiro caso, o objetivo do blog é funcionar como fonte de informação para pessoas que tenham dúvidas em relação a produtos ou serviços. Nessa estratégia, o conteúdo do blog é centrado em auxiliar os internautas a esclarecerem dúvidas a respeito de produtos e seu uso. Esse conteúdo pode ser no formato de reviews ou tutoriais de uso, como por exemplo, no caso dos cosméticos, qual o melhor procedimento para o seu uso.

Com essa estratégia, você passa a ser um consultor sobre o assunto e assim desenvolve um relacionamento mais próximo com o usuário. Nada melhor para criar um relacionamento do que isso. Está com dúvida em relação a algum produto? Pergunte ao guru! Pronto, metade da venda está feita, resta agora colocar um link no blog que leve o internauta para a loja ou melhor ainda, para a página do produto.

Blog como ferramenta de SEO

O segundo objetivo é transformar o blog em uma ferramenta auxiliar ao processo de SEO. Essa é para mim uma estratégia matadora em termos de marketing de busca e pelo visto já foi percebida por alguns players do e-commerce já que ultimamente é cada vez maior o número de lojas virtuais que tem enviado seus colaboradores para o nosso curso de SEO. Como o conteúdo de uma loja virtual tende a ser muito engessado, o blog passa a assumir o papel de âncora da indexação. Nessa estratégia, o conteúdo do blog visa palavras-chave específicas que sejam estratégicas para loja virtual. Com isso a loja passa a ter uma exposição bem maior nas ferramentas de busca como Google, o que auxilia bastante na hora da loja ser encontrada pelas pessoas certas.

Por isso, ao montar uma estratégia de marketing digital para o seu e-commerce, olhe com mais carinho em direção ao blog. Ele não é mais uma ferramenta romântica para escrever diários inocentes e se transformaram em poderosas ferramentas de web marketing.

Tags: , , , ,

Categoria: SEO

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
 
Moovin
EZ Commerce
Jet
Rakuten
Bling
Accesstage
Vtex
Mailbiz
LojaMestre
Braspag
E-Goi
Neoassist
Tray
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e
Web Jump
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Enviou
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Trezo
Softvar
Qwintry
SoS Loja Virtual
 

Comentário (4)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Charles David SEO / Web disse:

    Além de alcançar um número muito maior de palavras chaves no blog, é muito bom p/ dar dicas e tirar dúvidas sobre tal produto. Blog hoje em dia é essencial, além dos backlinks é o que o cliente gosta, de interação

    • Alberto Valle disse:

      A idéia é exatamente essa Charles. O blog deve funcionar como sua referência em torno da área em que você atua. É claro que os backlinks são bem-vindos, mas o essencial é criar um relacionamento com o usuário. Marketing em mídias sociais é isso ai, relacionamento.

  2. arivonil disse:

    ….nessa linha de pensamento qual seria a comparaçáo com o facebook?

    • Alberto Valle disse:

      O Facebook vai pelo mesmo caminho, é uma ferramenta de relacionamento. O porém dessa história é que você não deve publicar lá a mesma coisa que você publica no blog. O conteúdo deve ser exclusivo em cada mídia, justamente para criar a fidelização.

      Um grande abraço

      Alberto Valle
      http://www.cursodeecommerce.com.br

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.