Recentes

Girl power no E-commerce

| 05/05/2017 - 17:08 PM | Comentários (1)

Dados do relatório Webshoppers nº 35, lançado pela Ebit em fevereiro de 2016, apontam para uma mudança surpreendente e reveladora do perfil do consumidor do e-commerce brasileiro. Desde o início da série histórica, em 2001, esta é a primeira vez que as mulheres ultrapassaram os homens e passaram a ser maioria entre os e-consumidores, com 52% em 2016. Para ilustrar o tamanho dessa transformação, elas representavam apenas 40% das compras há 16 anos, ou seja, a diferença que era de 20 pontos percentuais foi totalmente revertida e agora as mulheres já dominam o e-commerce.

Em números recentes, segundo dados do PNAD do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população feminina é maioria no Brasil representado 6,4 milhões de mulheres, ou seja, mais de 3% da população nacional. Outro dado importante: o público feminino representou cerca de 60% dos consumidores que migraram para o comércio eletrônico. A Ebit estima que 5 milhões de pessoas compraram pela primeira vez no e-commerce em 2016, ou seja, 3 milhões são mulheres.

Os dados do IBGE apontam que as mulheres já são a maioria da população brasileira faz tempo. Mas por que só agora elas avançaram entre os e-consumidores? A expansão do mercado de smartphones e tablets no país e maior utilização desses dispositivos para a realização de compras online de produtos de moda e acessórios, perfumaria e cosméticos, alimentos e bebidas justificam tal movimento. Dados da Ebit apontam que, até o final de 2017, cerca de 1/3 das compras no comércio eletrônico serão realizadas no m-commerce.

Cada vez mais empenhadas em jornadas duplas, as mulheres têm menos tempo para comprar em lojas físicas, e esse fator abre uma série de oportunidades para o e-commerce. Ter conhecimento desses números e do panorama de mercado é fundamental para lojistas virtuais e isso deve ser refletido nas estratégias das empresas, especialmente em um cenário econômico tão desafiador como o que estamos enfrentando. Conhecer o cliente é importante para qualquer empresa, mas trata-se de uma premissa ainda mais básica para o e-commerce, especialmente para as pequenas empresas, as quais muitas vezes não conseguem competir com as “gigantes” em preço e sortimento, então precisam de outros atributos para se diferenciar, fisgar o consumidor e aumentar a taxa de conversão.

Tags: , , , ,

Categoria: Tendências

Sobre Pedro Guasti: Presidente do Conselho de E-commerce da FecomercioSP, VP de Intelligence Market do BuscaPé e Diretor Geral da e-bit, empresa do Grupo BuscaPé.com Inc. desde julho/2007, especializada em informações para o mercado de e-commerce. Trabalha na e-bit desde sua fundação em 2000 e assumiu a direção geral da empresa em 2002. Anteriormente ocupou posições executivas nas áreas de Cash Management e Tecnologia da Informação em empresas como Unibanco e Prodesp. Graduado em Tecnologia da Computação pelo Mackenzie-SP e pós-graduado em MBA na Universidade de São Paulo em Conhecimento, Tecnologia e Inovação. Foi o representante brasileiro no programa Inter-American e-Business Fellowship 2003 patrocinado pelo Departamento de Comércio Americano e pelo eBay.com e atualmente ocupa o cargo de Conselheiro da Camara-e.net. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
 
Moovin
EZ Commerce
Jet
Rakuten
Bling
Accesstage
Vtex
Mailbiz
LojaMestre
Braspag
E-Goi
Neoassist
Tray
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e
Web Jump
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Enviou
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Trezo
Softvar
Qwintry
SoS Loja Virtual
World Pay
 

Comentário (1)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Olá, tudo bem? Tem um errinho na matéria, acredito que a data correta dessa frase é 2007 e não 2017. Você poderia corrigir? Pois eu quero usar esse artigo como fonte de pesquisa. :)

    “Dados da Ebit apontam que, até o final de 2007, cerca de 1/3 das compras no comércio eletrônico serão realizadas no m-commerce.”

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.