As Compras Coletivas em 2011 – Tendências
Que as compras coletivas são um sucesso retumbante, todo mundo já percebeu. Mas o quê acontecerá em 2011? Players menores não resistirão? O sistema vai mudar? Confira esta lista de Richard MacManus do RWW, que aborda quais itens das compras coletivas serão sucesso em 2011 – acrescida de alguns itens por mim:
OFERTA DO DIA
O sistema de ofertas diárias cria uma urgência na compra e contribui para a compra por impulso. Como há um contador mostrando que oferta vai acabar em algumas hora, o consumidor se sente pressionado e leva um tempo muito menor para avaliar a compra.
COMPRA SOCIAL EM TEMPO REAL
Originário de uma empresa chamada Woot (comprada pela Amazon), o conceito é oferecer um desconto realmente muito grande em um produto por dia. A idéia é que o desconto é tão bom que pode acabar o estoque a qualquer momento. Por isso mesmo, os consumidores interessados ficam obrigados a comprar o quanto antes se quiserem aproveitar.
Trata-se do famoso “É pegar ou largar”. É preciso considerar também, que a qualidade dos produtos nem sempre é a melhor – mas público para um desconto incrível nunca falta.
CHECK-IN DE LOCALIZAÇÃO
Para usuários do Foursquare ou Facebook Places o conceito já é básico. Para os outros, no entanto, eu vou explicar. Trata-se, basicamente, de uma rede social ou aplicativo baseado em informações sobre os locais em que você vai.
Quanto mais lugares você for, mais pontos acumula. A competitividade, apesar do que pareça, não é o centro da questão. O ponto aqui é relacionar-se com outras pessoas que já foram nestes lugares – ou estão lá agora, e obter informações. Assim sendo, temos uma ótima plataforma apta à propaganda espontânea e à fidelização de clientes.
SCANNER DE CÓDIGO DE BARRAS
Tecnicamente, comparar através de smartphones são é compra social. Possibilita, no entanto, uma experiência que gera tanto valor que com certeza deve estar alinhada a uma possibilidade de compartilhamento de informaçãões com o resto da web.
O scanner de código de barras em si, permite que você busque on-line produtos semelhantes ao que você está vendo em uma loja física, para fazer comparações. Estamos falando aqui de informação em tempo real. O Buscapé, por exemplo, já tem um aplicativo que faz isso para o iPhone. Veja mais aqui.
GERAÇÃO DE BUZZ
Devido ao senso de urgência da compra em pouco tempo ou tempo real, esse tipo de oferta gera um buzz muito grande, pois as pessoas querem contar aos seus conhecidos da ótima compra e os sites já são totalmente preparados para isso, com integração entre mídias sociais. É um reforçador do valor da marca e propaganda espontânea ao mesmo tempo.
É isso aí pessoal. O que acharam? Mais alguma tendência importante que ficou faltando?
Categoria: Tutoriais
Bom dia Maria Fernanda.
Primeiramente, um feliz 2011 para você!
Gostaria de elogiar o trabalho que postou aqui no forum e ressaltar que concordo com as tendências apontadas por você como “certas” para esse ano de 2011.
Estou percebendo certa movimentação em alguns sites estrangeiros em associar a compra coletiva a alguns sites de leilão virtual (do tipo mukirana), algo relacionado a créditos para serem utilizados nesses sites de compra coletiva. Você acha que a moda pega aqui no BR?
Um forte abraço.
Alexandre