M-commerce – Aplicativos e Serviços para melhorar suas vendas

| 01/10/2013 - 08:25 AM | Comentários (1)

aplicativo

© Denys Rudyi – Fotolia.com

O serviço Places, do Facebook, que permite revelar a localização do usuário em sua página inicial, fez com que grandes redes varejistas como Best Buy, Dell e Walmart passassem a usar aplicativos que se comuniquem com os smartphones assim que o cliente entra na loja, mostrando as ofertas de acordo com o perfil do usuário ou de acordo com o histórico de consumo. O Walmart tem aplicativo que lê o código de barras do produto, permitindo que o celular mostre dados como funcionalidade e preço.

No Brasil, o aplicativo Boalista permite que de casa o consumidor leia o código de barras de qualquer produto e depois sejam mostrados os menores preços das lojas na redondeza e, para produtos não catalogados, permite que os próprios usuários cadastrem e troquem informações a respeito dos produtos. O usuário pode ainda fazer a lista de supermercado em casa e sair para comprar cada item na loja mais barata.

Cada vez mais a fronteira entre a loja física e a loja virtual vai ficar mais estreita com o avanço dos smartphones e seus aplicativos. A venda não ficará apenas nos sites das lojas de varejo, mas permitirá uma interação cada vez mais instantânea com o consumidor. A rede Best Buy tem dois mil funcionários respondendo twitters muitas vezes postados dentro das lojas.

Hoje já existem outdoors com interface bluetooth, em que seu celular recebe mensagem ou anúncio de ofertas quando você se aproxima. A funcionalidade de localização também é usada por algumas redes para o envio de promoções a clientes pré-cadastrados. Em um futuro próximo não é difícil imaginar a interação com um anúncio no ônibus ou metrô de uma promoção de um café próximo ao seu trabalho, e a compra do produto poder ser antes de chegar à cafeteria, para que o seu café quente já esteja esperando.

Um rede de supermercados coreana chamada HomePlus tem verdadeiros mercados a céu aberto ou “pregados” nas paredes das estações de metrô. Trata-se de fotos de produtos, com código de barras QR Code – aqueles que muitos celulares leem com a câmera e levam ao link com informações sobre o produto, preço e entrega. Até a ida ao supermercado está sendo trocada pelo m-commerce.

O aplicativo Foursquare que já é mania nos EUA e esta virando mania por aqui, permite ver online os freqüentadores mais assíduos das lojas e restaurantes onde se pode postar dicas tanto para elogio, quanto para críticas. Alguns estabelecimentos já de olho nisso dão descontos para freqüentadores mais regulares, como por exemplo, o Spoleto da Alameda Santos em São Paulo.

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Categoria: Cases

Sobre Gledson Santos: Gledson Santos é Engenheiro, Gerente de Negócios na Telefonica | Vivo e Especialista em TI e Telecomunicações. Twitter @itclose2u Ver mais artigos deste autor.

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Comentário (1)

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  1. Wilson Cunha disse:

    O mobile commerce vem se fortalecendo a cada dia, não somente pela vendas feitas através do dispositivos móveis, mas pela facilidade da implementação dos multicanais, seguindo o exemplo do texto, ler o código de barras do produto na loja física e concluir a venda no mobile commerce.
    Parabéns pela matéria.
    Wilson Cunha

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