EdgeRank do Facebook. Você sabe o que isso significa?
O Facebook se tornou uma das ferramentas de comunicação mais populares dos últimos anos. Tanto aqui no Brasil quanto no mundo, a rede social vem angariando milhões de usuários. Por causa desta popularidade, a briga para aparecer na rede social vem mexendo com profissionais de SEO, antes apenas destinado aos mecanismos de pesquisa, agora começa a voltar os olhos para o Facebook.
EdgeRank
O EdgeRank é uma das fórmulas utilizadas pelo Facebook para atribuir maior popularidade entre as páginas e perfis da rede. Em linhas gerais, o Edgerank é um algoritmo utilizado pelo Facebook para definir qual conteúdo terá destaque no seu Feed de Notícias. O Feed de Notícias fica localizado logo baixo da caixa de busca do Facebook e, a partir dele, é possível conferir as atualizações mais recentes e as principais notícias na sua timeline.
É aí que o EdgeRank entra. O algoritmo do Facebook determina quais são as principais notícias para cada usuário de acordo com as páginas que ele mais interage. Em linhas gerais, a rede social calcula as páginas ou perfis que você mais comenta, curte ou acessa e dá preferência a eles na hora de exibir as mensagens mais importantes. A fórmula do EdgeRank é essa:
Além de mostrar pessoas e empresas em destaque, o Feed de Notícias do Facebook permite filtrar estes resultados de acordo com seus interesses. Atualizações de Status, Fotos, Links, Páginas ou listas de amigos.
Mensurar seu EdgeRank
Dando uma olhada no site da Mari Smith, ela compartilha duas ferramentas para avaliar seu EdgeRank. A primeira é a EdgeRank Checker, que é mais complexo, mas oferece mais informações. O segundo é o Fangager, mais simples e demorado.
Níveis de EdgeRank
Assim como o Google classifica as páginas com a ajuda do PageRank, o Facebook as classifica de acordo com o EdgeRank. Segundo Smith, o EdgeRank pode se classificar assim:
0 a 3: Abaixo da média;
4 a 7: Na média;
Mais de 7: Acima da média;
Valores acima de 20: Excelente!!!
Este é um tema novo, apesar do TechCrunch ter falado dele há quase um ano. Porém, por aqui há pouco conteúdo sobre o EdgeRank. Não sei se o EdgeRank pode ser classificado como uma parte do SEO para o Facebook, como não sei tudo de SEO (sei pouco na verdade) posso estar equivocada. Por isso, se você puder complementar esta informação, use o espaço de comentários e solte o verbo.
Resposta de quem entende
Depois de publicar o post perguntei ao Fábio Ricotta, um dos mestres do SEO no Brasil, sobre a ligação de SEO no Facebook com o EdgeRank. Em duas linhas ele matou a dúvida:
Categoria: Tutoriais
Muito bom o artigo, parabéns.
Será que vamos ficar escravos igual acontece com o PageRank ?