6 dicas para gerar mais receita no pós-venda
Parabéns, você fechou uma venda. Seu trabalho está feito e você pode então partir para outras atividades, correto? Ainda não. Há sempre oportunidades para upselling, cross-selling, e vendas de repetição!
Muitas vezes, os clientes de repetição gastam mais do que novos clientes e custam menos para gerar a venda.
O que você pode fazer então para cuidar desses clientes e gerar mais receita para o seu negócio? Uma ferramenta que você tem disponível é seu programa de e-mail marketing.
Mesmo que tenha sido a alguns minutos atrás, semanas ou meses desde que a venda foi gerada, a seguir exploramos como usar e-mail marketing para re-engajar seus clientes e vender mais com um custo menor.
1) Aproveite seu e-mail de Obrigado/Confirmação
Após um cliente realizar uma compra ele tem duas opções: seguir em frente pois ele já conseguiu o que queria de você ou considerar maneiras de ficar envolvido com a sua marca que pode levar a futuras compras. E considerando que e-mails de confirmação são uns dos que possuem as maiores taxas em abertura, você tem uma oportunidade única para convencer os clientes a ficar atento e ver o que mais você tem para oferecer. E o que mais eles poderiam comprar de você.
Além dos detalhes da ordem e confirmação, inclua um claro call-to-action nesses e-mails para incentivar os clientes a se envolverem com sua marca. Poderia ser uma oferta, um concurso em seus perfis de mídia social, ou uma recomendação de um produto ou serviço complementar que seu cliente pode gostar.
Independente do modelo que você escolher, lembre-se que e-mails de confirmação devem agradecer ao cliente pela compra e oferecer outras formas de agregar valor, não empurrar para uma venda difícil.
2) E-mail de Comentários/Resenha do produto ou serviço
Você fez a venda com o cliente, mas será que ele ficou satisfeito com a compra? Se ele teve algum problema com o produto, o serviço ou o processo de compra, você não pode esperar que eles comprem facilmente de você no futuro. Aproveite o poder do e-mail para tornar seu pós-venda mais escalável e seu marketing mais envolvente.
Mas cuidado, o tempo é importante aqui. Se fizer isso muito cedo, os clientes podem não ter usado o produto ou serviço ainda e não terão experiência para oferecer um feedback significativo. Se fizer muito tarde, no entanto, seu produto ou serviço pode não estar mais em sua memória.
3) Seja ativo em Upselling e Cross-selling
Pense em upselling e cross-selling como um balcão de alimentos no cinema. Quando um cliente pede para que a pipoca passe a ser de média para grande, é o up-selling. Se ele pede para adicionar refrigerante e um doce, é o cross-selling.
A Amazon, por exemplo, ficou famosa pelo seu motor de recomendação personalizada. Eles aumentaram as vendas em 30% usando upselling e cross-selling. Em suas páginas de produto, há um item: “Clientes que compraram este item também compraram esses outros” e “Frequentemente comprados juntos.” Isso é upselling e cross-selling com a ajuda de conteúdo dinâmico. Mas como você incorpora o e-mail nessa equação?
Desenvolva o conteúdo dos e-mails com ofertas de produtos e serviços que atendam às necessidades dos compradores com base em seu comportamento passado. Você pode utilizar os dados inseridos nos formulários, histórico de compras e até mesmo a pontuação de satisfação do cliente.
4) Utilize a frequência de compra do cliente para antecipar reconversões
Outro aspecto importante para monitorar é quando os clientes estão comprando seus produtos. Os clientes compram mais no início de cada mês, no fim de semana, a cada dois meses ? Verifique as tendências numa linha do tempo para enviar e-mail de recomendações que antecipam as necessidades dos clientes.
5) Envie promoções exclusivas para os clientes atuais
As pessoas que já compraram de você devem ser recompensadas (se você quer incentivar as compras futuras, deveria). É hora de estender o tapete vermelho.
Um dos motivos para as pessoas se inscreverem nas newsletters é o de exclusividade. Eles querem as coisas boas que ninguém mais tem acesso. Use o e-mail marketing para oferecer algo que fará os clientes se sentirem especiais. Isso pode incluir ofertas e cupons para compras adicionais, mas você pode considerar um pouco mais de criatividade para fidelizar os clientes no ciclo de vida. Aqui estão algumas idéias para o conteúdo do e-mail exclusivo:
- Conteúdo especial antes de ser publicado em seu site
- O primeiro contato com um novo produto ou serviço antes de qualquer outra pessoa – você pode também pedir um feedback!
- Uma espiada no “por trás das cenas” em um evento ou conferência
É sempre bom receber ofertas e descontos em alguns itens, mas isso não deve ser o único e-mail que os clientes recebem. Misturar ofertas com conteúdo mais interessante pode ajudar a gerar mais receita ao longo prazo, através da criação de clientes leais que voltam porque gostam de sua marca. Não porque podem economizar em alguma compra.
6) Use ofertas de grupo ou programas de referência para trazer novos leads
Há muitas maneiras de usar os clientes atuais para trazer novo tráfego, leads e clientes. Adicionando um “compartilhe” nos e-mails, dando descontos para clientes que recomendam ou até mesmo pedir referências diretamente são métodos de geração de novos clientes. Uma tática de marketing que muitos estão usando, embora o sucesso dependa do ramo, é a compra em grupo.
Pense nas vantagens para seus clientes atuais comprarem em grupos. Você pode oferecer um preço reduzido ou uma oferta especial para os clientes que trouxerem novos leads.
Você também pode encorajar seus clientes atuais a indicarem novas pessoas para o seu negócio, recompensando-os por seus esforços. Você pode pedir aos clientes em sua lista para indicar um amigo e receber um cupom para uma compra, por exemplo. Conseguir clientes felizes para falar em nome de sua marca é uma ótima maneira de gerar novos leads de alta qualidade que poderão se converter em clientes numa taxa muito mais elevada.
Categoria: Cases
Augusto, ficou bem legal o artigo, parabéns. Na Tracksale.co oferecemos uma plataforma muito legal para qualquer e-commerce coletar opiniões de clientes após a venda e ainda gerar novos pedidos. Um abraço