58% dos jornais online querem cobrar por acesso nos EUA, diz pesquiza

| 13/04/2010 - 19:51 PM | Comentários (0)

A ideia de cobrar pelo acesso on-line está nas agendas de 58% dos executivos de jornais nos EUA, segundo sondagem do Projeto para Excelência em Jornalismo do Pew Research Center, divulgada na segunda-feira (12).

Opção de alguns dos maiores jornais do mundo, como o britânico “Financial Times”, o francês “Le Monde” e os americanos “New York Times” e “Wall Street Journal”, a ideia agora entra nos projetos também de jornais locais.

O número de adeptos, no entanto, ainda é restrito –18% afirmaram que seus jornais estão implementando ou estudando a implementação de meios de cobrar pelo acesso. Mas quase dois terços dos executivos têm a ideia na mesa de planejamento. Uma fatia menor, 13%, diz já ter descartado a ideia, enquanto 9% afirmam não ter pensado a respeito.

“Alguns economistas sugerem que os prospectos de qualquer organização de notícia ter sucesso com a cobrança é muito mais difícil se ela tenta fazer isso sozinha, e não em uma mudança do mercado”, diz o texto.

A sondagem foi feita em dezembro e janeiro com 353 executivos de jornais da Associação Americana dos Editores de Notícia e da Associação de Rádio, Televisão e Notícias Digitais. O Pew aponta um paradoxo: muitos dos executivos estão hesitantes sobre como se financiar, mas dizem que as Redações estão mudando “para melhor”, apesar dos cortes.

Em debate com editores no fim de semana em Washington, Eric Schmidt, do Google, negou que haja problema com perda de audiência pelos jornais, e sim com perda de receita. “O problema é modelo de negócio, não é de notícia.”

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Categoria: Notícias, Pesquisas

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