Jornais perdem leitores ao cobrar por conteúdo online
A iniciativa de cobrança para o acesso a conteúdos jornalísticos na web representou queda para dois jornais ingleses. Depois que a empresa News International, dona dos jornais The Times e The Sunday Times, adotou o sistema de pagamento no dia 2 de julho, ambos veículos demonstraram perda de dois terços do seu público leitor na rede.
Segundo informações da empresa de análise na web Hitwise, apenas uma semana após a adoção da nova forma de acesso, o site do jornal The Times viu seus acessos caírem 66%. Apesar da alta retração, o resultado ainda não foi tão negativo quanto o esperado por muitos analistas, que acreditavam que o número de acessos reduziria em até 90%.
Para a modificação do seu sistema o jornal escolheu o método de acesso avulso, por 1 libra, ou assinatura semanal, por 2 libras. No momento, o veículo apresenta promoção de lançamento, na qual os interessados pagam apenas 1 libra para os primeiros 30 dias de acesso ao conteúdo. Acredita-se que esse tenha sido um dos principais motivos pelo qual a queda não foi maior do que a registrada.