SAC Social ganha destaque entre os jovens brasileiros, afirma pesquisa

| 18/01/2013 - 07:41 AM | Comentários (1)

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Para os brasileiros, o meio mais eficiente para a resolução de problemas relacionados às reclamações dos consumidores ainda são os órgãos de defesa do consumidor, alcançando a média de 4,2 numa escala de 1 a 5. Mas, de acordo com pesquisa feita com três mil internautas, realizada pela plataforma on-line LeadPix Survey, para a maioria deles, as redes sociais também são meios eficazes para a reclamação e contato com as empresas.

O Facebook aparece em segundo lugar com média de 3,7, junto com o contato pessoal, que também atingiu a mesma média. Na sequência, os sites específicos para reclamações como o Reclame Aqui, com 3,5, seguido do Twitter, com 3,4. A pesquisa identificou ainda que os jornais impressos, rádio e contato telefônico também estão entre os preferidos, com média de 3,1, 2,9 e 2,6, respectivamente.

Outro fato relevante apontado pela pesquisa é que 50% dos jovens com idade entre 20 e 29 anos afirmaram conversar com amigos sobre os problemas – dez pontos percentuais a mais que a média nacional -, e que, após o insucesso na tentativa de contato com a empresa, 84% aciona os órgãos de defesa do consumidor, 28% tornam público o problema nas mídias sociais, e, 4% ainda  escrevem aos jornais para denunciar o transtorno. “É notável a importância que as redes sociais têm na repercussão e tentativa de solução de reclamações entre os mais jovens. O contato via redes sociais, pelas características de linguagem e percepção de comunidade vem ganhando força nos últimos anos, substituindo, com a vantagem da repercussão pública, o contato pessoal. É tempo das empresas entenderem o fato como uma oportunidade de aproximação com seus consumidores, entrando na arena das redes”, evidencia Wiliam Kerniski, Diretor Executivo da LeadPix.

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Categoria: Pesquisas

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Comentário (1)

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  1. Sandro disse:

    É importantíssimo aproveitar os SACS sociais e os meios disponíveis para exercer o direito de cidadão de reclamar. A possibilidade da abrangência que estas manifestações trazem é a garantia de que vc será ouvido.

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