A guerra entre Google, Bing e Yahoo só esquenta
O Google domina com folga o mercado de buscas na Internet, mas os rivais Yahoo e Microsoft ainda não desistiram. As duas empresas formaram uma aliança em 2009, que resultou no Bing, sistema de busca da Microsoft, que fortalecerá o portal da Yahoo até o final de 2010.
Os maiores rivais da Google em 2010
A gigante de buscas trabalhou com 71% de todas as pesquisa de busca nos Estados Unidos, em maio deste ano ,seguido pelo Yahoo com 15% e o Bing, com 9%.
Apesar de sua posição dominante no mercado de busca, a companhia continua a inovar.
Em maio de 2010, a empresa lançou o sistema de busca por SSL para garantir maior privacidade aos usuários. O serviço codificado, disponível em versão beta, permite que os usuários escondam os termos de pesquisa – mas não em mapas ou imagens – de terceiros, como provedores de acesso a internet (ISP). A Google, no entanto, continua a manter informações sobre as pesquisas dos internautas para seu próprio uso.
Além disso, ela também está aumentando sua capacidade para smartphones, se concentrando em plataformas para o Android e para o iPhone, da Apple, mas se comprometeu a oferecer recursos de pesquisa em outros smartphones também.
Por outro lado, a Microsoft está adicionando novas funcionalidades para o Bing, incluindo mapeamento em tempo real de dados para o Foursquare. O buscador também acrescentou guias e uma caixa de resposta, projetadas para diferenciar seus resultados.
As alterações nos motores de busca da Google e da Microsoft causaram algumas reclamações dos usuários, que normalmente não gostam de mudanças nestes sistemas. Alguns usuários disseram que o Google está parecendo mais com o Bing, ao incluir uma nova barra de navegação, enquanto o Bing, ao adicionar guias, está parecendo cada vez mais como o Google.
A Microsoft também está no mercado chinês, através da utilização do Bing em celulares Android vendidos pela Motorola.
A questão agora é aonde aparecerá o próximo concorrente? Talvez na Rússia, onde o Google enfrenta uma forte competição com Yandex, sistema de busca local.