Bing incorporado ao Yahoo esquenta briga entre os buscadores

| 30/08/2010 - 01:19 AM | Comentários (0)

Com a Microsoft e a Yahoo trabalhando oficialmente juntas no mercado de buscas, está na hora de ver se a iniciativa poderia comer um pouco da liderança da Google.

Na terça-feira (24/8), a Microsoft e a Yahoo anunciaram que o Bing passou a fornecer os resultados de busca da Yahoo nos Estados Unidos e no Canadá. A integração ocorre mais de um ano depois que as empresas concordaram em unir forças para enfrentar melhor a Google.

Será preciso algum tempo até que tenhamos números para mostrar como tem sido o desempenho da dupla frente à Google, disse Hadley Reynolds, analista da empresa de pesquisa de  mercado IDC. Contudo, ele disse que o lançamento foi positivo.

“Para a Microsoft e a Yahoo, é importante que a mudança da busca da Yahoo para o Bing ocorra de forma suave, sem panes técnicas aparentes”, considerou Reynolds. “Essas transições são arriscadas em qualquer ambiente de software, e o fato de que a Yahoo e o Bing colocaram o projeto no ar de forma bem sucedida deverá angariar a confiança de publicitários e anunciantes.”

Primeiro passo
Com o acordo de 10 anos, a Yahoo desistiu de sua tecnologia de busca em benefício do motor de buscas da Microsoft para equipar todas as buscas dos vários sites da Yahoo. O Departamento de Justiça dos EUA e a União Europeia aprovaram o acordo de buscas no começo deste ano.

O anúncio desta semana marca um primeiro passo para colocar o acordo em funcionamento. Satya Nadella, vice-presidente sênior da Microsoft, disse em uma nota de blog que, atualmente, o Bing só fornece resultados em inglês nos Estados Unidos e no Canadá. O acordo será expandido para outras línguas e regiões nos próximos meses.

Os usuários da Yahoo devem esperar ver pouca ou nenhuma diferença em suas buscas. O que poderá mudar é o nível de competição enfrentado pela Google.

“Com a mudança para o Bing efetuada pela Yahoo, a disputa Bing x Google ganha uma nova dimensão”, avalia Dan Olds, analista do Gabriel Consulting Group. “O tráfego combinado de busca da Microsoft e da Yahoo ainda é significativamente menor que o atraído pela Google, mas é muito maior que o que as duas tinham individualmente. Isso dá ao Bing números melhores para mostrar aos anunciantes e uma chance de ameaçar a liderança da Google.”

Isoladamente, nem Bing nem Yahoo tiveram sorte em capturar a liderança da Google no mercado de buscas. A Google capturou 65,8% do mercado de buscas em julho, de acordo com a empresa de pesquisas de mercado comScore. A Yahoo teve 17,1% e o Bing, 11%.

Salvação
Para Bing e Yahoo, o plano era juntar equipes e promover a derrubada dos portões da Google.

“Isto provavelmente poupou a Yahoo que, se não tivesse eliminado os custos relacionados à busca e recebido a entrada de recursos da Microsoft, poderia ter virado história a essa altura”, disse Rob Enderle, principal analista do Enderle Group.

“Para a Microsoft, o acordo a colocou no jogo de buscas, com a vantagem de ter criado um concorrente mais forte.  A disputa começou de fato quando a Microsoft basicamente assinou um cheque em branco para a Yahoo enfrentar a batalha. Mas essa integração representa a maior vitória que a Microsoft já teve em uma jogada”, disse Enderle.

Olds disse que a Google deveria olhar para trás e acelerar o passo em inovação nas buscas se quiser manter sua liderança.

“Agora que a Microsoft e a Yahoo trabalham efetivamente juntas em buscas, a Google terá forçosamente que notá-las e reagir”, acrescentou. “Tanto a Microsoft como a Yahoo mudaram de status, de mais uma concorrente para uma ameaça real em termos de tráfego e de tecnologia.”

Olds também ressaltou que a Microsoft tem um cofre recheado e provavelmente pode investir por anos na competição por buscas na web.

“Para a Google, a busca é a fonte de lucro que sustenta tudo que fazem”, disse Olds. “A situação e a perspectiva da Microsoft é diferente. Eles têm suas franquias de software para gerar dinheiro. Com o tempo, isso tende a aplicar mais pressão à lucratividade da Google.”

(Sharon Gaudin)

Tags: , ,

Categoria: Disputas, Notícias

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.