Associações de fotógrafos processam Google
Associações profissionais de fotógrafos nos EUA anunciaram ter entrado nesta quarta-feira (7/4) com um processo contra o Google, pela publicação na web de imagens protegidas por direito de autor.
Na ação de classe, as entidades American Society of Media Photographers (ASMP), Graphic Artists Guild, Picture Archive Council of America, North American Nature Photography Association, Professional Photographers of America, além de um grupo de fotógrafos e ilustradores, acusam o Google de digitalizar ilegalmente milhões de livros e outras publicações que contêm imagens protegidas por lei, e mostrá-los ao público sem respeitar os direitos de seus criadores.
Segundo a ASMP, o processo foi aberto depois que a Justiça norte-americana negou seu pedido de participar de outra ação de classe em curso, que questiona o projeto Google Library. Ela foi aberta por representantes dos escritores e que tem indenização avaliada em 125 milhões de dólares.
Em comunicado, o conselheiro geral da ASMP Victor Perlman disse que “buscamos justiça e pagamento justo para artistas visuais cujos trabalhos aparecem em 12 milhões de livros e de outras publicações que o Google digitalizou ilegalmente até agora”.
Em 2005, o Google foi processado por um grupo de editoras norte-americanas e por sindicatos de autores, que apresentaram queixa semelhante. Um acordo entre o Google e os reclamantes foi assinado em 2008, mas um pedido de revisão foi apresentado em 2009. A Justiça ainda não se pronunciou sobre a validade deste acordo.