Google Shopping deixará de ser gratuito
O Google disse nesta quinta-feira que sua ferramenta de comparação de preço, o Google Product Search, deixará de ser gratuito e classificará as ofertas por meio de um método semelhante ao do AdWords, que utiliza vários fatores para ordenar os anúncios, incluindo a relevância da propaganda, da página de destino, e, é claro, do valor desembolsado.
Para vice-presidente de administração de produtos do Google Shopping, Sameer Samat, as novas regras visam tornar o serviço mais flexível aos varejistas. “Isso concederá a vendedores maior controle sobre a posição em que seus produtos aparecem no Google Shopping” diz ele, acrescentando que o objetivo é gerar receita com a ferramenta. “Estamos começando a transição do Google Product Search nos EUA para um modelo puramente comercial”. Finaliza.
No entanto, o gigante da web prevê que a nova política entre em vigor somente no mês de setembro, e valerá apenas para a versão norte-americana da ferramenta.
O Google também revelou que pretende alterar o nome do serviço (Google Product Search) para Google Shopping, o mesmo utilizado para a versão brasileira do comparador.
Segundo um estudo divulgado em maio, pela CPC Strategy, o Google Product Search foi eleito o melhor comparador de preços dos Estados Unidos, seguido por Nextag e PriceGrabber. A pesquisa levou em conta diversos fatores, entre os quais, o número total de visitantes, a receita média gerada e as taxas de conversão.
Categoria: Lançamentos