Beleza na Web reporta aumento de 64% na receita após aprimorar campanhas de e-mail

| 14/01/2013 - 18:25 PM | Comentários (0)

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O portal Beleza na Web, especializado em produtos de beleza femininos, alcança resultados expressivos nas ações de e-mail marketing, após aprimorar suas estratégias e adotar novas tecnologias para suas campanhas.

De acordo com a varejista, o primeiro passo foi contratar a Return Path, o que lhe rendeu um aumento de 95% em seu índice de entregabilidade de emails. Além disso, sua taxa de conversão subiu em 66% e sua receita cresceu 64%.

“90% de nossa base de clientes é composta por mulheres, e enxergamos no email uma oportunidade de permanecer em contato com essas clientes, oferecendo-lhes não somente produtos para cabelo, perfumes, produtos para as unhas e tratamentos para a pele, mas também dicas e sugestões sobre as últimas tendências do mercado da beleza”, afirma Alexandre Serodio, presidente da Beleza na Web.

Iniciado em Maio, o trabalho de consultoria tinha como maior desafio melhorar a entregabilidade de emails:

“Produzimos conteúdo de excelente qualidade, mas devido à baixa entregabilidade, muito desse conteúdo acabava não impactando nossos clientes. Nossa base de email tem uma alta concentração de usuários de Hotmail, o que era uma dificuldade adicional, dadas as elevadas exigências desse ISP”, explica Serodio.

Com uma equipe dedicada a empresa, a Return Path fazia acompanhamento semanal, que incluía reuniões e suporte em tempo real. Já nos primeiros quatro meses, a empresa já sentiu melhora em suas campanhas de email marketing. A taxa de abertura mudou de 4,5% para 10%, somente utilizando a cartilha de boas práticas, sugerida pela Return Path. Com a certificação, esse índice subiu para 13,5%, mesmo aumentando fortemente a frequência de emails.

Em paralelo à contratação da Return Path, a Beleza na Web contratou a All In Mail como seu novo ESP. “A consultoria da Return Path foi fundamental para que o processo de warm-up de IPs no novo ESP ocorresse de maneira tranquila, sem surpresas. Depois disso, realizamos a resolução de problemas de infraestrutura como SPF e DNS e melhorias no processo de limpeza de base, com a ajuda da All In Mail”, diz Alexandre Serodio, presidente do Beleza na Web.

Após a integração da All In Mail, a Beleza na Web também implementou diversas melhorias em seus processos, recomendadas pela equipe Return Path, como adaptações nos pontos de coleta de endereços, na política de privacidade e a segmentação da base por atividade de compra e engajamento.

“Hoje, o email marketing é a nossa segunda fonte de receita no faturamento mensal, sendo nosso canal de maior ROI Sem a certificação e o apoio da Return Path, além do trabalho com a All In Mail, não conseguiríamos ter chegado tão rapidamente ao estágio em que estamos hoje para poder pensar nesses próximos passos com tranquilidade”, completa Alexandre.

A All In conta com a parceria da Return Path para agregar conhecimento a seus clientes e este trabalho alinhado resulta na obtenção de um número cada vez maior de remetentes/clientes certificados no Brasil. “Estamos estreitando a parceria com a Return Path e investindo em nosso departamento de entregabilidade para que nossos clientes em comum vençam seus desafios, este case do Beleza na Web demonstra que ao investir em Boas Práticas de e-mail  marketing, as empresas alcançam expressivas melhoras em seus resultados gerais”, declara Victor Popper, CEO da All In.

“Existe muito a ser feito, especialmente quanto à adoção de boas práticas e estratégias de segmentação mais sofisticadas. A partir desta etapa, podemos pensar em elevar o email a um próximo nível para estreitar ainda mais a relação com nossos clientes, ao usar os “triggered emails” para personalizar o atendimento (emails de carrinho abandonado, estímulo a avaliações de produtos), além de integrar a comunicação por email com outros canais – como as redes sociais”, afirma Serodio.

Para Louis Bucciarelli, country manager da Return Path no Brasil, o objetivo da consultoria é mostrar que é possível a melhoria dos resultados, simplesmente seguindo algumas regras básicas. “Atualmente, o Brasil ainda tem muito a evoluir para transformar o email numa ferramenta de alto desempenho e que pode trazer grande retorno, além de fortalecer o relacionamento com clientes. Entretanto, temos visto que as empresas estão engajadas e motivadas a mudar esse cenário, como o caso da Beleza na Web. Nossa equipe continuará trabalhando forte, junto aos nossos clientes, para que resultados expressivos como esse continuem acontecendo” finaliza.

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Categoria: Balanços

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