Girafa aumenta open rate das campanhas de e-mail para 30%
O e-mail marketing, quando feito sem planejamento, compromete o desempenho das campanhas e abala o engajamento do consumidor. Porém, segundo a Girafa, loja virtual de produtos eletroeletrônicos, o oposto também é verdadeiro.
A varejista da internet, que antes registrava míseros picos de até 6% nas taxas de aberturas dos e-mails, conseguiu aumentar para 30% o open rate de suas campanhas. A fórmula mágica, segundo a empresa, foi simplesmente planejar seus envios. “Conseguimos aumentar as taxas de abertura dos e-mails, melhoramos nossa reputação nos servidores, aprimoramos as estratégias de disparo, desenvolvemos novos layouts para resolvermos problemas na entrega dos e-mails, e tudo isso sem ‘estressar’ nossa base. Pelo contrário, diminuímos a frequência dos disparos e priorizamos a relevância dos e-mails”, relata Marcelo Volpe, CEO da Girafa.
O executivo comenta que os comerciantes não podem delegar à ferramenta toda a responsabilidade pelos resultados das campanhas. “Não basta contratar o serviço e achar que os resultados simplesmente surgirão, pelo contrário, é bastante arriscado não se dedicar a esta estratégia”, ressalta o CEO da Girafa.
Atualmente, a empresa de comércio eletrônico realiza disparos de duas a três vezes por semana, para uma base que ultrapassa 300 mil inscritos. As ações são segmentadas de acordo com o perfil dos consumidores e histórico de compra. Além disso, com base nesses dados, a empresa implementou réguas de relacionamento, que são e-mails automáticos com caráter transacional. “Algumas réguas como aniversário, e-mail de boas vindas, inatividade, saudade e carrinho abandonado são muito fáceis de implementar. De acordo com estudo feito pela Cheetahmail, e-mails de carrinho abandonado possuem uma receita 20% maior que mensagens de ofertas padrões. Já segundo a Forrester, menos de 8% de e-mails transacionais chegam na caixa de spam. São envios para gerar engajamento”, diz Marco Salvi, Head of Marketing & Client Services da Virtual Target.
Categoria: Balanços