Clube Educação deve chegar a 500 mil usuários
O segmento de compras coletivas não para de crescer no Brasil. E, para revolucionar o acesso ao ensino superior e democratizar a educação no país, o Clube Educação nasceu como o primeiro site de compras coletivas voltado para o sistema educacional. Um dos fortes diferenciais são os descontos exclusivos nas mensalidades dos cursos com acesso imediato sem burocracia e sem aguardar a necessidade de aprovação de bolsas.
Criado em abril de 2011, o site está em crescimento acelerado e deve chegar a 500 mil usuários ainda esse ano, atuando a partir de parcerias com instituições de ensino, trazendo descontos em cursos de graduação, pós-graduação, idiomas e preparatórios para concursos públicos.
“O Brasil tem um desafio importante para continuar crescendo: a geração de mão de obra capacitada. O problema é que a rede pública de ensino superior e os programas de incentivo (FIES e PROUNI) não são suficientes para vencer esse desafio. De outro lado, 50% da vagas autorizadas pelo MEC não são preenchidas pelas instituições de ensino superior, ao passo que cada vez mais estudantes desejam ter acesso a um diploma. Com isso, surgiu a ideia do Clube Educação, utilizando as ferramentas de vendas web para criar mais oportunidades para quem deseja desenvolver os conhecimentos, porém de maneira mais acessível”, afirma Luis Romel, Gerente de Marketing do Clube Educação.
O serviço funciona da seguinte forma: o usuário identifica no site a instituição de ensino e curso de seu interesse na sua cidade, clica em “Aderir” à oferta e efetua o pagamento da “Taxa de Adesão” (valor pago uma única vez para ter direito a cada oferta anunciada). Após a confirmação do pagamento, o estudante recebe por e-mail o “Comprovante de Adesão à Oferta”, que deve ser apresentado à instituição de ensino parceira no momento da matrícula. O desconto obtido no Clube Educação será concedido durante toda a vigência do curso até a sua conclusão. O ticket médio do portal de compras coletivas gira em torno de R$ 50,00, e as ofertas são renovadas a cada 72 horas.
“Imagine, por exemplo, um curso de Administração de 48 meses que possui uma mensalidade normal de R$ 550,00, e no Clube Educação está com 45% de desconto, ou seja, por R$ 303,00, gerando uma economia total de R$ 11.856,00 ao final do curso. A idéia é viabilizar o tão desejado curso superior”, explica Romel.
Desde o início do projeto até janeiro de 2012, o portal contará com investimentos na ordem de R$ 650 mil. Atualmente, o Clube Educação atua na cidade de Salvador, porém as ofertas são nacionais com cursos online. A expectativa é, em breve, passar a atender São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
“Iniciamos o funcionamento do site na capital baiana, e tivemos um grande retorno. Agora estamos em contatos com diversas instituições de outros estados, inclusive algumas parcerias já foram fechadas, e vamos ativar outras ofertas locais gradativamente”, conta Romel.
O portal espera negociar aproximadamente 11 mil adesões a cursos até o final do ano. “Considerando nossa expansão para São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, trabalhando dentro da sistemática de captação do Clube Educação, esperamos movimentar em média de 400 a 500 alunos por processo seletivo, em cada instituição parceira. É claro que isso deve variar conforme a atratividade da instituição, do curso e do tamanho do desconto concedido para os membros do Clube Educação”, finaliza Romel.
Categoria: Balanços