E-Commerce movimenta US$ 37,5 bilhões no segundo trimestre nos EUA

| 10/08/2011 - 02:36 AM | Comentários (0)

Os gastos do varejo online (excluindo viagens) alcançaram US$ 37,5 bilhões nos EUA durante o segundo trimestre deste ano de acordo com estimativas da comScore. Isto corresponde ao sétimo trimestre consecutivo de crescimento positivo em comparativos de base anual e o terceiro em que seu crescimento supera dois dígitos (14%).

Quando se compara o crescimento em uma base trimestral, as vendas de e-commerce caíram cerca de 1% com relação aos US$ 38 bilhões obtidos no primeiro trimestre deste ano. Também ocorreram quedas de crescimento similares nas comparações de base trimestral entre o primeiro e o segundo trimestre durante os anos de 2007 a 2010.

Foi verificada uma queda no comparativo de bases trimestrais de 12% entre o último de 2010 e o primeiro de 2011. No entanto, a série histórica de dados da comScore mostra que as vendas do e-commmerce geralmente tem seu pico durante o quarto trimestre devido aos gastos de férias, e o declínio deste ano foi ligeiramente menos severo que a queda de 13% verificada entre o quarto trimestre de 2009 e o primeiro de 2010.

A análise da comScore indica que durante o segundo trimestre de 2011 foi verificada uma continuação da tendência de crescimento de dois dígitos nos gastos online, a frente do crescimento do consumo geral. Quase 10% dos gastos discricionários dos consumidores ocorreram neste trimestre. Durante os três primeiros meses deste ano, a comScore encontrou uma taxa de crescimento dos gastos online equivalente ao dobro do crescimento de gastos offline.

“O e-commerce tem o benéfico da conveniência e dos baixos preços, que continuam a ser os drivers da mudança, afirmou o chairman da comScore Gian Fulgoni. “Ao mesmo tempo, somos constantemente lembrados de que as condições macroeconômicas não indicam uma forte recuperação da economia. Com as baixas taxas de crescimento que têm se verificado, o desemprego alto e os mercados financeiros em crise, os consumidores estão menos otimistas hoje do que estavam nos trimestres anteriores, o que leva a preocupações quanto ao futuro. Acreditamos que o terceiro trimestre será um indicador importante da direção em que se encontra a economia e qual os efeitos disto para o consumo”.

As vendas online no segundo trimestre de 2011 foram substancialmente maiores do que nos três primeiros trimestres de 2007, período anterior a recessão global. Comparadas com as vendas online do segundo trimestre de 2007 que foram de US$ 27,2 bilhões, as vendas do segundo trimestre deste ano estão 38% maiores.

Outros Resultados

A categoria de produtos que teve o melhor desempenho foi a de eletrônicos (exceto periféricos para PCs), hardware e softwares para computadores e bilhetes de eventos. Cada categoria teve um crescimento de ao menos 15% quando comparados há um ano.

Os varejistas online top 25 corresponderam a 66,4% do montante gasto online, abaixo dos 67,7% verificados há um ano e dos 69,9% verificados em seu pico no terceiro trimestre de 2010, mostrando que os pequenos e médios varejistas estão recuperando participação do mercado.

O crescimento de 14% do trimestre foi derivado principalmente de um aumento de 16% no número de compradores, com 70% do total de usuários da internet fazendo ao menos uma compra online no trimestre.

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Categoria: Balanços

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