Especialistas dão dicas para o lojista não perder a venda

| 19/02/2016 - 09:42 AM | Comentários (0)

bloco-de-notas

Segundo dados da Webstrategies, 68% dos consumidores não finalizam uma compra. Os motivos são variados: 35% por não concordarem com o valor do frete, 22% por sentirem falta de segurança ao informar seus dados financeiros, e 15% por complicações no processo. A mesma instituição afirma que as lojas com checkout expresso, recurso também conhecido como “compra em um clique”, elevaram suas vendas em 24%.

O e-commerce perde clientes diariamente devido à complexidade dos pagamentos. Esses possíveis problemas podem ser evitados com um sistema de checkout express com cadastro único, retentativas que o e-commerce faz e outros modelos de compra:

Conheça alguns modelos que ajudam o lojista a não perder a venda:

Checkout express

O serviço de pedágio eletrônico pré ou pós-pago está caindo cada vez mais no gosto dos motoristas, pela facilidade de passar diretamente pelas cabines e cancelas dos pedágios. O processo tem suas semelhanças com a função do checkout express de cadastro único no e-commerce. Com este formato, não importa se o usuário compra costumeiramente naquela loja ou se é a primeira vez.

“Ele não precisa preencher qualquer dado pessoal ou bancário, apenas confirmar as informações do cadastro inicial” Edgard Pereira, sócio fundador da OneBuy, solução de tokenização que permite transações rápidas.

Pagamento por cartão de débito

Todos usam o cartão de débito para comprar na padaria, lanchonetes e lojas. Mas e no e-commerce? Quase nunca! As transações por cartão de débito exigem uma conexão em tempo real com o banco emissor e o ambiente de internet banking do consumidor para conferir o limite e a senha do cartão. Tendo em vista o foco do varejo online para rentabilidade o cartão de débito deve ganhar muito espaço no mercado de e-commerce, onde o chargeback e margens apertadas assombram os e-commerces.

“Acreditamos inclusive que o processo de cobrança no cartão de débito seja a alavanca para popularização do pagamento 3D Secure que assegura também as transações por cartão de crédito”, conta Jerome Pays, Diretor de E-commerce na Lyra Network, multinacional que processa um total de 160 milhões de transações por mês no Brasil.

Retentativa

Os e-commerces perdem muito quando se fala de compras feitas pela metade. Algumas ferramentas como a Retentativa, aumentam em 25% a taxa de conversão da loja virtual. A ferramenta foi criada pelo gateway de transações MundiPagg que é capaz de elevar para 86%, ou mais, o nível de pagamentos concluídos com sucesso no e-commerce.

“Nossa tecnologia funciona como um caminho entre a integração da loja e os adquirentes. Se, eventualmente, uma transação não for aprovada, a solução entende o motivo e faz novas tentativas para confirmar o pagamento”, explica Guilherme Pizzini, CEO da MundiPagg.

Recuperação de carrinhos

As lojas virtuais gastam enormes quantias de dinheiro para atrair clientes para a sua loja, eles escolhem produtos, mas na hora da última etapa a conexão cai ou o consumidor desiste por algum motivo. Então surge a necessidade de recuperar esses compradores por meio da tecnologia de retargeting, que permite enviar e-mails personalizados ou até notificação por Facebook convidando-os a concluir a compra, geralmente com alguma vantagem como desconto ou frete grátis.

“Mediante um cadastro no site, o plug-in detecta o momento do abandono da compra e envia uma notificação ao cliente um ou dois dias depois, convidando-o ao checkout para completar a operação, às vezes com desconto ou outra vantagem, como frete grátis” explica Isaac Ezra, diretor executivo da Shopback, plataforma de retargeting com base em comportamento.

Tags: , , ,

Categoria: Dicas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.